Coinbase adia listagem direta de ações após multa da CFTC de US$ 6,5 milhões

Exchange escapa do escrutínio regulatório com um ‘tapa no pulso’, mas nenhuma listagem de ações nas bolsas acontecerá até o próximo mês.

Depois de acertar as acusações de relatórios impróprios de volume de câmbio e “auto negociação” com a CFTC ontem, surgiram relatórios de que a gigante Coinbase deve adiar sua listagem de ações para o próximo mês. Previa-se que a empresa abriria o capital em março. 

Nesta sexta-feira (19), a Commodity Futures Trading Commission (CFTC) anunciou um acordo com a Coinbase sobre as acusações de que a empresa informava incorretamente os dados de negociação de Bitcoin e que um funcionário “negociou por conta própria” para criar a ilusão de volume e demanda por Litecoin.

“Relatar informações de transações falsas, enganosas ou imprecisas prejudica a integridade dos preços de ativos digitais”, disse o diretor de fiscalização, Vincent McGonagle. “Esta ação de coação envia uma mensagem de que a Comissão agirá para salvaguardar a integridade e transparência de tais informações.”

O pedido da CFTC diz que entre janeiro de 2015 e setembro de 2018 a empresa operou dois programas de negociação automatizados, Hedger e Replicator. Embora a bolsa tenha divulgado o uso de um programa de negociação, eles não revelaram que estavam usando os dois, que frequentemente eram combinados.

Como resultado disso, a API Coinbase entregou dados de negociação fraudulentos a entidades como CME Bitcoin Real Time Index e ao CoinMarketCap, bem como o NYSE Bitcoin Index por “transmissão direta” da Coinbase.

O CFTC observa que esses dados falsificados “resultaram potencialmente em um volume percebido e nível de liquidez de ativos digitais, incluindo Bitcoin, que era falso, enganoso ou impreciso”.

Além disso, o anúncio observa que um funcionário colocou intencionalmente as negociações LTC / BTC correspondentes durante um período de seis semanas em 2016 para criar a ilusão de liquidez e demanda por LTC. A CFTC considerou a Coinbase “indiretamente responsável” por essas transações fraudulentas.

A penalidade total para essas cobranças é de US $ 6,5 milhões.

IPO atrasado

Após o acordo com a CFTC, um relatório na noite passada da Bloomberg diz que a exchange adiou sua listagem direta de ações para o próximo mês.

Citando “pessoas familiarizadas com o assunto”, a Bloomberg disse que os planos para uma oferta de ações em março nas bolsas americanas “caíram”, e nenhum detalhe adicional foi fornecido.

No início deste mês, a Bloomberg citou fontes anônimas para relatar que Justin Sun havia vencido o leilão de quase US $ 70 milhões da Christie’s para um Beeple NFT, que mais tarde provou ser falso, bem como que a Binance estava sob investigação pela CFTC por permitir que residentes dos EUA colocassem negócios ilegais. O CEO da Binance, Changpeng Zhao, negou veementemente a afirmação sobre a arte NFT.

Leia Mais:

Você pode gostar...