Ignores os ETFs e concentre-se nos fundamentos do BTC, recomenda Edward Snowden na Bitcoin Amsterdam
Bitcoiners proeminentes e os adeptos contemporâneos destacam a necessidade de se concentrar na proposta de valor fundamental do Bitcoin para ampliar o impulso de adoção geral do criptoativo.
“Estamos nos contorcendo para passar pelo buraco da fechadura da tirania.” Estas palavras de Edward Snowden ecoaram no salão lotado do Genesis Stage durante a Bitcoin Amsterdam, enfatizando a importância cada vez maior da maior criptomoeda do mercado em um mundo assolado por crescente vigilância governamental, desvalorização de moedas fiduciárias e políticas monetária restritivas.
O discurso de Snowden deu o tom das discussões da conferência realizada em Amsterdã, enfatizando o papel de protocolos descentralizados, como o Bitcoin e o Nostr, de oferecer aos indivíduos alguma esperança de que podem controlar seu dinheiro e sua privacidade.
O Cointelegraph entrevistou importantes desenvolvedores, investidores, construtores e apoiadores do Bitcoin que participaram da conferência que ocupou o pitoresco Westerpark por dois dias. Em meio ao atual mercado de baixa das criptomoedas, que vem testando a resiliência geral da indústria, o evento conseguiu atrair alguns milhares de participantes em busca das últimas novidades e perspectivas futuras para o Bitcoin.
Embora essas figuras proeminentes tenham destacado a qualidade do Bitcoin como ativo de reserva de valor contra a depreciação do poder de compra das moedas fiduciárias, Snowden criticou o foco contínuo dos Bitcoiners no valor do BTC em detrimento de sua importância como ferramenta descentralizada:
“Todos nós fazemos parte de um jogo maior e o Bitcoin é uma das alavancas mais fortes nesse jogo. Os sistemas que estamos influenciando, sobre os quais estamos exercendo influência – pagamentos e finanças – definirão a aparência do mundo de amanhã.”
O discurso de Snowden atraiu, sem dúvida, o maior número de participantes durante a conferência, já que ele revisitou o papel que o Bitcoin desempenhou em sua própria jornada de rebelião contra a hegemonia do governo dos EUA e aa vigilância desenfreada das instituições governamentais sobre seus cidadãos.
Em 2013, Snowden usou o Bitcoin para pagar pelos servidores que hospedavam informações confidenciais enviadas a jornalistas que revelariam o alcance excessivo da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA). Como Snowden explicou, a crescente proeminência do Bitcoin desencadeou uma crescente oposição de governos nacionais, legisladores e instituições financeiras tradicionais contra as criptomoedas de modo geral.
“Não devemos nos concentrar em coisas como ETFs (fundos negociados em bolsa), precisamos nos concentrar nos fundamentos.”
Snowden acrescentou que a possível influência dos ETFs de Bitcoin sobre o valor da criptomoeda representa uma espécie de “subordinação, um tipo de subjugação, um processo de domesticação” que está sendo executado por instituições que regulam as esferas das finanças tradicionais.
Snowden também compartilhou sua crença de que o Bitcoin tem “um problema de privacidade”, destacando o surgimento de ferramentas de oblieteração de transações como coinjoin e mixers como fundamentais, mas igualmente indicativas da pressão que o protocolo descentralizado enfrenta.
“Agir em segredo não é liberdade. A necessidade de coinjoins e ferramentas do tipo – isso é a prova de que você não é livre. Prova de fundos é prova de falta de liberdade.”
Snowden disse que a sociedade precisa parar de pedir permissão, continuando a inovar para criar ferramentas descentralizadas que não atendam aos poderes constituídos, referindo-se às ações da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) contra a indústria de criptomoedas em 2023 como um exemplo perfeito do controle que existe atualmente:
“Todo mundo acompanhaa os preços e olha as manchetes envolvendo a SEC. Gary Gensler não é o papai Bitcoin. Eu realmente não me importo com o que ele pensa e acho que vocês também não deveriam se importar.”
O denunciante também elogiou a criação dO Nostr, que ele descreveu como poderosO para conceituar a integração da liberdade de expressão com o livre comércio. Mais tarde, os criadores do Nostr revelariam detalhes sobre a criação da plataforma em outro painel que também atraiu um público significativo na conferência.
LEIA MAIS