FMI afirma que crescimento do Bitcoin ameaça sistema financeiro mundial
O Fundo Monetário Internacional (FMI) afirmou em um relatório divulgado recentemente que o rápido crescimento do Bitcoin e das criptomoedas poderia impactar o sistema financeiro internacional.
O relatório intitulado “Perspectivas Econômicas Mundiais: Desafios para o Crescimento Firme”, publicado pelo FMI, diz:
“As violações da segurança cibernética e os ataques cibernéticos em infraestruturas financeiras críticas representam uma fonte adicional de risco, porque podem minar os sistemas de pagamento transfronteiriços e perturbar o fluxo de bens e serviços. O rápido crescimento contínuo dos ativos criptográficos poderia criar novas vulnerabilidades no sistema financeiro internacional ”.
Crescimento rápido e regulamentação positiva
Apesar da grande queda do valor de mercado das criptomoedas, desde dezembro de 2017, a indústria tem visto alguns dos desenvolvimentos mais positivos em relação à institucionalização, regulamentação e desenvolvimento de criptomoedas como uma classe de ativos emergentes nos últimos nove meses.
Liderados por empresas como Coinbase e Gemini, grandes instituições financeiras como a NYSE, Cboe e Goldman Sachs começaram a fortalecer a infra-estrutura do mercado de criptomoedas, permitindo que investidores de alto perfil e investidores institucionais aloquem grandes quantias em dinheiro. a classe de ativos.
Como o setor de criptomoedas continua a crescer a uma taxa exponencial, o FMI enfatizou que poderia criar vulnerabilidades no sistema financeiro. Como as criptomoedas são consideradas moedas alternativas com valor, um número crescente de hackers começou a atacar plataformas de negociação de ativos digitais com ferramentas sofisticadas e métodos de invasão.
“Os consumidores estão procurando os mesmos níveis de proteção assegurada que estão acostumados a serem oferecidos pelas instituições financeiras tradicionais. Educar nossas seguradoras não apenas nos permite fornecer tais proteções aos nossos clientes, mas também estabelece a expectativa de proteção do consumidor em toda a indústria de criptomoedas”, disse Yusuf Hussain, diretor de risco da Gemini.
Mas, os esforços contínuos para fortalecer a infra-estrutura do mercado de criptomoedas e melhorar a proteção do investidor reduzirão o risco de criptomoedas no setor financeiro global.
Especialista acredita que posição do FMI é otimista
Emin Gun Sirer, professor da prestigiosa Universidade Cornell e especialista em criptomoedas e blockchain, afirmou que o reconhecimento de criptomoedas como uma classe de ativos pelo FMI é otimista para a indústria.
Fonte: Guia do Bitcoin