Governador da Flórida assina projeto de lei da CBDC, restringindo alguns usos de CBDCs estadunidenses e estrangeiros

A nova lei, assinada pelo governador Ron DeSantis, também insta outros estados a agirem contra a possível introdução de CBDCs por meio de seus códigos comerciais.

O governador da Flórida, Ron DeSantis, assinou um projeto de lei que restringe o uso de moedas digitais do banco central (CBDCs) no estado, de acordo com fontes de notícias locais. O governador instou os legisladores estaduais em março a redigir o projeto de lei. 

A nova lei proíbe o uso de um CBDC federal dos Estados Unidos “como dinheiro dentro do Código Comercial Uniforme da Flórida (UCC)”. Também proíbe o uso de CBDCs emitidos por governos estrangeiros e pede a outros estados que usem seus códigos comerciais para instituir proibições semelhantes.

Na cerimônia de assinatura do projeto de lei, DeSantis disse que foi estimulado a agir pelos estudos do governo do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sobre a nova tecnologia financeira. Os Estados Unidos não possuem uma CBDC e não há planos atuais para introduzir uma.

“Não acho que eles teriam feito isso se não pretendessem implementar isso”, disse ele. Se uma CBDC dos EUA fosse emitida, seria “uma transferência massiva de poder dos consumidores para uma autoridade central”.

DeSantis também viu a possível introdução de um CBDC como uma ameaça à criptomoeda:

“Acho que eles querem excluir e eliminar outros tipos de ativos digitais, como criptomoedas, porque não podem controlar isso, então não gostam disso.”

O projeto de lei assinado pelo governador introduziu mudanças no atual código comercial do estado. “Você começou a ter um movimento entre os estados para realmente adicionar o CBDC aos seus Códigos Comerciais Uniformes, e isso é algo que foi pressionado por muitos poderes para fazer isso”, disse ele, em uma aparente referência ao artigo proposto 12 do UCC agora perante as legislaturas estaduais. DeSantis acrescentou:

“Nós olhamos para isso e dissemos: ‘[…] Não vamos adicionar a moeda digital do banco central ao nosso código comercial’, mas também dissemos: ‘[…] Precisamos adicionar proteções para os floridianos contra isso’, e assim colocaremos no Código Comercial Uniforme que CBDC é algo que não reconhecemos.”

A Comissão de Lei Uniforme tem se esforçado para dissipar a ideia de que está incentivando a adoção da CBDC, mesmo recentemente emitindo um esclarecimento sobre sua posição.

John Montague, da Montague Law, com sede na Flórida, disse ao Cointelegraph:

“Este projeto de lei estipula que as transações envolvendo CBDCs não receberão as proteções usuais do UCC, potencialmente dissuadindo entidades ou indivíduos de se envolverem em tais transações com CBDCs.”

Ele acrescentou: “O UCC pode estabelecer obrigações e alterar direitos de terceiros, mesmo sem seu envolvimento contratual direto. A Flórida tem autoridade para alterar esta definição.”

A lei entra em vigor em 1º de julho.

Você pode gostar...