Flamengo fecha parceria e anuncia fan token para os seus torcedores
Ao fechar parceria com a Socios.com, o Clube de Regatas do Flamengo se junta a lista de times do futebol brasileiro que estão explorando alternativas no mercado de criptomoedas.
Conforme anuncio feito na noite desta sexta-feira (3), o Flamengo acertou as bases contratuais com a Socios.com, plataforma de venda de fan tokens e conteúdos esportivos da Chiliz (CHZ).
Agora, a diretoria do clube aguarda a aprovação final do contrato, que será votada em assembleia do Conselho Deliberativo, prevista para acontecer nos próximos dias.
Com a aprovação, serão disponibilizados fan tokens do clube carioca num futuro próximo. Além de ser um ativo colecionável para os torcedores, que pode valorizar com o passar do tempo, os tokens feitos pela Chiliz oferecem diversos benefícios e oportunidades de engajamento para os seus detentores.
Conforme destacado pelo Flamengo em seu comunicado:
“O rubro-negro que adquirir poderá, por exemplo, votar em detalhes do uniforme do time ou na música que irá tocar no aquecimento pré-jogo, participar de experiências e ter acesso a serviços exclusivos, entre outras ativações. ”
Socios.com se torna nova patrocinadora do Flamengo
Além da criação de um fan token, a Socios.com passará a ser patrocinador oficial do Flamengo, tendo a sua marca estampada na camisa de treino do time de futebol masculino e nos uniformes de jogo do time feminino e das categorias de base.
Com contrato de patrocínio firmado até final de 2025, a Socios.com ainda terá um pacote exclusivo de mídia na FlaTV e nas redes sociais do clube, que possui a maior torcida do país.
Mercado cripto invade futebol brasileiro
Agora, o Flamengo se junta a uma lista cada vez maior de clubes de futebol do país que estão explorando alternativas no mercado cripto.
Curiosamente, o seu maior rival, o Vasco da Gama, foi o primeiro grande clube do Brasil a lançar um token digital para os seus torcedores. Atrelado ao Mecanismo de Solidariedade da FIFA, o ativo já distribui R$ 800 mil para os seus detentores.
O Cruzeiro também lançou um token nesse formato, e Santos e Coritiba já anunciaram que também irão lançar em breve ativos atrelados ao Mecanismo de Solidariedade para os seus torcedores.
Daniel Coquieri , CEO da Liqi, empresa que fechou parceria com Cruzeiro e Coritiba para a criação dos tokens, ainda afirmou que mais três clubes do país estão muito próximos de anunciar seus ativos digitais em breve.
Além disso, o Corinthians e Atlético Mineiro já lançaram seus fan tokens, desenvolvidos pela Chiliz. O token do time paulista chegou a arrecadar mais de R$ 8 milhões no seu dia de estreia, com uma parte deste montante indo direto para os cofres do clube.
O artigo Flamengo fecha parceria e anuncia fan token para os seus torcedores foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.