Aprovado o 1º sistema do mundo para pagar combustível de aviação por blockchain

Foi aprovado na Rússia o primeiro sistema do mundo que usa a tecnologia blockchain para agilizar o processo de reabastecimento de aeronaves

Foi aprovado na Rússia o primeiro sistema do mundo que usa a tecnologia blockchain para agilizar o processo de reabastecimento de aeronaves.

Chamado de SmartFuel e desenvolvido pela Gazprom Neft, a solução que estava em fase de testes foi aprovada para seu lançamento completo no mercado após obter o registro da Federação Russa.

A nova tecnologia, que reduz o tempo de transação entre um fornecedor de combustível de aviação e uma companhia aérea de quatro a cinco dias para apenas 15 segundos, foi registrada no Registro de Software do Ministério de Desenvolvimento Digital, Comunicações e Mídia de Massa da Federação Russa para ampla distribuição.

Antes de obter a aprovação mais de 100 voos regulares foram restabelecidos por meio da tecnologia. O sistema também conta com os bancos VTB Bank e Raiffeisenbank como parceiros além do Aeroporto Internacional de Murmansk em Moscou.

“A integração bem-sucedida da tecnologia blockchain em processos de reabastecimento de aviação é um exemplo chave de nossa abordagem. Nosso novo sistema digital Smart Fuel facilitou os processos de nossos parceiros e aumentou a segurança financeira das liquidações mútuas, o que é extremamente importante nas atuais condições macroeconômicas. O sistema tem um alto potencial para expansão em toda a indústria”, destacou, Anatoly Chener, CEO de Logística da Gazprom.

Blockchain

Segundo divulgou a empresa, o SmartFuel permite que os pedidos de reabastecimento, o pagamento e a troca de documentos contábeis sejam realizados por meio de aplicativos instalados em tablets em poder de pilotos e operadores de reabastecimento.

A tecnologia blockchain garante que os dados da transação sejam salvos no sistema e estejam disponíveis para todos os participantes, automatizando totalmente o processo de reabastecimento e troca de dados.

Com isso, os dados do sistema Smart Fuel são sincronizados com um dispositivo eletrônico de voo da companhia aérea e com o sistema digital de contabilidade de combustível de aviação dos caminhões de abastecimento.

“Essa abordagem revolucionária de reabastecimento de aeronaves é particularmente importante para nossa companhia aérea – torna o processo rápido, transparente e atualizado. A parceria é um excelente exemplo de como a companhia aérea está avançando com as tecnologias mais avançadas, confirmando seu compromisso com uma filosofia inteligente, que, por sua vez, é a pedra angular de toda a nossa estratégia de negócios”, declarou Sergei Savostin, CEO da Smartavia.

LEIA MAIS

Você pode gostar...