Fernando Ulrich faz campanha no Twitter para ‘mutarem’ Elon Musk e compara bilionário a Eike Batista
Economista brasileiro Fernando Ulrich não poupa Elon Musk de críticas depois de bilionário anunciar fim de pagamentos em Bitcoin na Tesla e derrubar mercados.
As posições de Elon Musk e seus impactos nos mercados de criptomoedas seguem gerando reações fervorosas entre economistas e também nas redes sociais.
O economista brasileiro Fernando Ulrich, que é um defensor conhecido do criptomercado, classificou a posição de Musk, que criticou o Bitcoin pelo “impacto ambiental” e anunciou o fim dos pagamentos em criptomoedas na Tesla, como “nonsense” e “puro ruído”. O economista ainda recomendou a seus seguidores que mutem a conta de Musk:
Mute this account. Pure noise and nonsense. All the time. https://t.co/WumIxdjd6G
— Fernando Ulrich 🟩 (@fernandoulrich) May 14, 2021
Ulrich não parou por aí: ele traduziu outro tweet que questiona o dono da Tesla pela incursão breve no mercado de criptomoedas, chamando o bilionário de “farsa” e fraude”. Apesar de Musk dizer que é um “entusiasta” do criptomercado, as posições do empresário não convencem o economista brasileiro:
$BTC HODLers:
Se vocês são novos à hashtag $TESLAQ, esta é a definição importante:
Tomada de consciência = Quando Elon Musk entra no seu ramo de expertise, bosteja sem parar, e você percebe que ele é uma farsa, uma fraude e um vendedor que não vale nada.
Sejam bem-vindos! https://t.co/GlWtgRk314
— Fernando Ulrich 🟩 (@fernandoulrich) May 14, 2021
Vale lembrar como as posições de Musk no mercado de criptomoedas duraram pouquíssimo tempo, levantando dúvidas sobre eventual manipulação de mercado: o bilionário elogiou o Bitcoin e anunciou aportes na criptomoeda há pouco mais de três meses, para agora anunciar que voltou atrás (apesar de garantir que não vendeu seus BTCs).
Outra criptomoeda, o Dogecoin, também foi alvo do “humor instável” de Musk, sendo impulsionado pelos tweets do sul-africano para depois ser chamado de “fraude” durante a participação dele no Saturday Night Live, semana passada.
O economista brasileiro rebateu um seguidor que dizia que não era possível comparar a influência de Elon Musk com manipulações de mercado de grandes players financeiros:
Isso é também um sinal dos tempos e da importância do twitter.
Trump no twitter fazia preço no mundo todo.
Musk é A MAIOR conta do twitter no mundo empresarial/financeiro, junto com Bill Gates (~55MM de seguidores).
Não subestimem o poder amplificador destas redes. https://t.co/xB1GG1x3WH
— Fernando Ulrich 🟩 (@fernandoulrich) May 17, 2021
Ulrich também rebateu o argumento de alguns defensores de Musk, que dizem que ele está “certo” por ser um dos homens mais ricos do planeta, comparando-o ao brasileiro Eike Batista, que viveu uma enorme derrocada depois de chegar à lista da Forbes como um dos maiores bilionários do mundo:
Quando me dizem que o Elon Musk deve estar certo e eu não por que ele é um dos mais ricos do mundo, eu sempre me lembro desta época 👇 pic.twitter.com/MFd3CudsJ1
— Fernando Ulrich 🟩 (@fernandoulrich) May 16, 2021
Eike Batista chegou a uma fortuna de US$ 30 bilhões em 2012, mas logo depois começou a ser investigado por manipulação premiada, informação privilegiada, corrupção e lavagem de dinheiro. Foi preso em 2017 e teve que pagar multa de R$ 21 milhões estipulada pela CVM por insider trading. Tornou-se réu no mesmo ano, chegando a negociar um acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal em 2020. Apesar de todas as condenações, ele segue operando no Brasil.
LEIA MAIS