A lista de adotantes iniciais do FedNow não contém blockchains, mas alguns podem se integrar mais tarde

Duas redes blockchain já haviam anunciado a integração com o serviço de pagamento instantâneo do Fed, mas não foram encontradas em uma nova lista de provedores certificados

O próximo sistema de pagamento instantâneo do Federal Reserve, FedNow, divulgou sua lista de “pioneiros adotantes” certificados em 29 de junho. As organizações na lista foram certificadas como prontas para se conectar com a plataforma quando ela for lançada no final de julho.

Nenhuma rede blockchain está na lista, apesar de pelo menos duas terem anunciado anteriormente que se conectariam ao sistema de pagamento instantâneo.

O serviço FedNow afirmou que algumas organizações que não estão na lista podem ser integradas posteriormente, e a Metal Blockchain disse que ainda pretende se conectar à plataforma assim que obtiver “o patrocinador do banco apropriado”.

Lista de organizações certificadas com o FedNow Service. Fonte: Federal Reserve Board Services

O FedNow é um serviço de pagamento instantâneo em desenvolvimento pelo Federal Reserve dos Estados Unidos. O Federal Reserve afirma que o serviço permitirá transferências instantâneas entre bancos nos EUA, semelhante aos sistemas Faster Payments do Reino Unido e da Área Única de Pagamentos em Euros da Europa.

Atualmente, as transferências bancárias dentro dos EUA só podem ser feitas por meio de ACH ou transferências eletrônicas, que não são liquidadas instantaneamente. O FedNow está programado para ser lançado em julho .

Pelo menos duas redes blockchain anunciaram que se “conectarão” ao FedNow quando for lançado. Um deles é o Metal Blockchain da Metallicus. A equipe da Metallicus afirmou em maio que sua rede permitirá a conversão instantânea de dinheiro em stablecoins  por meio de uma conexão com o FedNow. Na época, o site oficial do FedNow também listou a Metallicus em sua “vitrine de provedor de serviços”, fornecendo mais evidências de que a integração ocorreria.

A listagem da Metal Blockchain na “vitrine do provedor de serviços” do FedNow em 11 de maio, que foi posteriormente removida. Fonte: site do FedNow em 11 de maio

Esta listagem foi removida alguns dias após o anúncio ser feito. Em 15 de maio, o usuário do Twitter JeffXRP  comentou  sobre a estranheza de sua remoção repentina.

A lista de “provedores de serviços” divulgada em 29 de junho inclui ACI Worldwide, ECS Fin, FPS Gold, Open Payment Network e 11 outros provedores de pagamento, mas nem a Metallicus nem a Metal Blockchain estão nela.

Em uma conversa com o Cointelegraph, o cofundador e CEO da Metallicus, Marshall Hayner, afirmou que a empresa ainda pretende integrar o Metal Blockchain ao FedNow assim que obtiver o patrocínio bancário adequado, afirmando:

“A Metallicus está atualmente em comunicação com o Federal Reserve e os administradores do programa FedNow enquanto buscamos o patrocinador do banco apropriado e mantemos o foco na construção de nossa tecnologia de cadeia bancária.”

A outra rede blockchain que havia anunciado a integração com o FedNow foi a Tassat, criadora do serviço TassatPay e da Digital Interbank Network. A Tassat afirma que sua rede é uma blockchain privada business-to-business para bancos comerciais. Em março, anunciou que conectará sua plataforma de pagamento digital B2B ao próximo serviço FedNow.

A Tassat foi listada na “vitrine de provedor de serviços” do site do FedNow em 30 de junho.

Listagem TassatPay na vitrine do provedor de serviços FedNow, 30 de junho. Fonte: FedNow

No entanto, a Tassat não está listada como fornecedora de serviços certificada na lista de “adotantes iniciais” de 30 de junho. O Cointelegraph entrou em contato com a equipe da Tassat por e-mail, mas não recebeu uma resposta até o momento da publicação.

No anúncio do Federal Reserve, explicou que algumas organizações que não estão na lista podem se tornar prestadoras de serviços no futuro:

“Além dos adotantes iniciais, o Federal Reserve continua trabalhando e integrando instituições financeiras e provedores de serviços que planejam ingressar no final de 2023 e além, como o passo inicial para o crescimento de uma rede robusta destinada a alcançar todas as 10.000 instituições financeiras dos EUA.”

O FedNow foi criticado por alguns usuários de blockchain por supostamente ser um passo em direção a uma moeda digital do banco central (CBDC). O candidato presidencial dos EUA, Robert F. Kennedy Jr., afirmou que isso levará à “escravidão financeira”. Em abril, o Federal Reserve emitiu uma declaração negando que o FedNow esteja relacionado a um CBDC.

LEIA MAIS

Você pode gostar...