Federal Trade Commission abre processo contra empresário que levantou US$ 800.000 em crowdfunding e utilizou fundos para comprar Bitcoin
O órgão americano anunciou que processará o fundador da empresa por usar indevidamente fundos fornecidos por patrocinadores.
Após uma investigação de meses sobre as práticas da campanha de crowdfunding para o projeto de mochilas inteligentes iBackPack, a Federal Trade Commission anunciou em 7 de maio que processará o fundador da empresa por usar indevidamente fundos fornecidos por patrocinadores.
De acordo com a agência, o criador do projeto Doug Monahan usou parte dos mais de US$ 800.000 arrecadados nas plataformas de crowdfunding Indiegogo e Kickstarter para uso pessoal, incluindo a compra de Bitcoins, além de retiradas de caixas eletrônicos e pagamento de cartões de crédito.
A FTC começou teria começado a investigar o iBackPack após uma série de reclamações de consumidores que apoiaram o projeto em plataformas de crowdfunding. Apesar de uma quantidade significativa de financiamento que superou as metas estabelecidas por Monahan, o projeto perdeu sua data de entrega prometida, inicialmente prevista para setembro de 2016.
Enquanto isso Monahan teria assegurado aos apoiadores que o produto ainda estava em andamento e que um problema com a bateria teria causado o revés. O projeto foi encerrado na primavera de 2017. Pouco depois, o site da empresa, o endereço de e-mail e a presença na mídia social foram desativados.
Quando as reclamações sobre os atrasos teriam começado a se acumular, Monahan supostamente começou a ameaçar os partidários. De acordo com a queixa da FTC, ele disse a um cliente que ele sabia onde eles moravam e tinham suas informações pessoais. Em outro caso, ele teria tentado processar uma pessoa e seu empregador por difamação e calúnia.
Embora um pequeno número de financiadores do iBackPack tenha recebido reembolso, a maioria ainda não teria visto seus fundos devolvidos. A FTC está buscando restituições para aqueles que apoiaram as campanhas de crowdfunding do iBackPack e procura obter uma “liminar permanente” que impeça a Monahan de usar novamente o crowdfunding.
“Se você arrecada dinheiro com crowdfunding, não precisa garantir que sua idéia funcionará”, disse Andrew Smith, diretor do Bureau de Proteção ao Consumidor da FTC, em um comunicado. “Mas você tem que usar o dinheiro para trabalhar em sua ideia – ou você ouvir falar da FTC.”
Em notícias relacionadas ao tema, um projeto da startup blockchain Pledgecamp lançou um programa para fazer com que somente projetos de qualidade sejam publicados, conforme publicou o Cointelegraph.