Receita Federal deve cancelar 1 milhão de CPFs com indícios de fraudes e registrar ocorrência em blockchain

Receita Federal quer cancelar documentos que podem ser usados por golpistas para aplicar fraudes no país

A Receita Federal do Brasil anunciou uma mega-operação que deve resultar no cancelamento de cerca de 1 milhão de CPFs.

A ação será realizada pela Coordenação-Geral de Gestão de Cadastros e Benefícios Fiscais (Cocad) e envolve uma apuração na sua base de dados para suspender os CPFs suspeitos.

Haveria, segundo a RFB, desde CPFs ativos de brasileiros que podem ter morrido até documentos que podem ter sido gerados de maneira fraudulenta.

Como a Receita Federal possui um sistema em blockchain para o CPF, o bCPF, os documentos cancelados, quando consultados pelo sistema em DLT, também exibirão o cancelamento e o motivo da alteração.

Ainda segundo a Receita, a ação terá várias fases, organizadas em lotes mensais, o primeiro com cem mil documentos.

CPF cancelado

No total podem ser cancelados até 1.007.965 documentos.

A Receita Federal destaca ainda que o intuito da operação é de que o CPF de um brasileiro que já faleceu não seja utilizado por terceiros para cometer crimes tributários e outras irregularidades.

Porém, as pessoas que eventualmente tiverem seu CPF cancelado e desejarem contestar a suspensão e regularizar a situação deve entrar em contato com a Receita Federal.

“Os canais de atendimento estão no disponíveis no site oficial. Há o centro virtual de atendimento, o chat da Receita Federal, atendimento presencial e atendimento via e-mail, todos dispostos na página.”, destaca a RFB.

LEIA MAIS

Você pode gostar...