Ministério Público Federal investiga relações entre Empiricus e CVM

Inquérito vai investigar atuação da Comissão de Valores Mobiliários e de empresa de educação financeira desde o “caso Bettina”.

O Ministério Público Federal abriu um inquérito para investigar as relações entre a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) do Brasil e empresas de “conteúdo financeiro”, em especial a Empiricus. A informação é do jornalista Lauro Jardim, do Globo.

O principal foco da investigação é a Empiricus, que em 2019 ganhou as manchetes com o polêmico “vídeo da Bettina”, no caso Betitna Rudolph, que afirmava em um vídeo que rodou no YouTube afirmava ter “investido pouco mais de R$ 10 mil” para ganhar mais de R$ 1 milhão.

O famigerado vídeo chamou a atenção da CVM, que proibiu a Empiricus de ofertar produtos de investimentos e aplicou uma multa pesada de R$ 4,25 milhões à empresa.

A partir daí, Bettina assumiu definitivamente a “cara” da Empiricus em novos vídeos, inclusive pedindo desculpas pela “desinformação”. Ela ainda declarou no começo de 2020 que “quem se aprofundou” no conteúdo do vídeo polêmico havia “ganho muito dinheiro”.

Em fevereiro deste ano, Empiricus e CVM fecharam acordo para encerrar os processos que exigiam credenciamento dos profissionais da empresa como analistas de mercado.

Segundo Lauro Jardim, o Ministério Público deve dividir a investigação em duas frentes, uma para analisar se a CVM impediu o livre exercício da profissão e se a autarquia tem o poder de obrigar empresas de conteúdo financeiro a serem fiscalizadas por entidades privadas, e outra para apurar se a Empiricus causou danos a seus clientes através das informações da polêmica série de vídeos.

No começo de outubro, a Empiricus anunciou sua fusão com a plataforma de investimentos Vitreo, que agora fazem parte de um novo grupo empresarial. As empresas prometem integrar sua base de clientes em um “superapp” de investimentos a ser lançado em 2021.

O Cointelegraph entrou em contato com a Empiricus para obter mais detalhes, mas a empresa não quis se posicionar sobre o assunto. 

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