Juiz federal proíbe SBF de entrar em contato com funcionários da FTX e Alameda via Signal

Sam Bankman-Fried também pode ser impedido de acessar os fundos da FTX e da Alameda como parte de suas condições de fiança, com um juiz agendado para discutir o assunto em uma audiência em 7 de fevereiro.

Um juiz federal que presidiu o processo criminal contra o ex-CEO da FTX Sam Bankman-Fried “SBF” ordenou que ele não tivesse nenhum contato com funcionários atuais ou antigos da exchange como parte de suas condições de fiança.

Em uma decisão de 1º de fevereiro, o juiz Lewis Kaplan, do Distrito Sul de Nova York, disse que Bankman-Fried deveria ser impedido de se comunicar com funcionários atuais ou antigos da FTX ou da Alameda Research “exceto na presença de um advogado” para permanecer livre sob fiança durante o julgamento. Como parte de sua decisão, Kaplan acrescentou que SBF não poderia entrar em contato com ninguém com aplicativos de mensagens criptografadas como o Signal – os promotores alegaram em registros anteriores que o ex-CEO da FTX havia usado o aplicativo para entrar em contato com o conselheiro geral da FTX nos EUA, Ryne Miller.

“As informações indiscutíveis de que dispõe o Tribunal sobre a ‘natureza e gravidade do perigo [. . .] imposta pela libertação [continuação do réu]’ nas condições existentes mudou substancialmente desde que ele foi libertado, e parece haver uma ameaça material de contato inapropriado com possíveis testemunhas”, disse Kaplan. “Esse risco, o Tribunal considera, é claro e convincentemente suficiente para justificar a imposição de condições adicionais enquanto se aguarda o argumento completo das aplicações cruzadas.”

De acordo com Kaplan, SBF estava por trás das decisões de excluir automaticamente as comunicações Slack e Signal entre os funcionários da FTX e da Alameda a partir de 2021, dizendo à ex-CEO da Alameda, Caroline Ellison, que qualquer caso legal em potencial seria mais difícil de construir sem a documentação adequada. Ele também citou mensagens do Signal com Miller e outros métodos de contato com “outros atuais e ex-funcionários da FTX” em sua decisão.

O juiz ainda não decidiu se SBF também pode ser impedido de acessar os fundos da FTX e da Alameda como parte de suas condições de fiança. O Departamento de Justiça argumentou em um processo de 30 de janeiro que Bankman-Fried havia procurado o CEO da FTX, John Ray, para discutir maneiras de acessar os fundos da empresa. O juiz Kaplan disse que ouviria os argumentos sobre o assunto em uma audiência em 7 de fevereiro.

O julgamento de Bankman-Fried está programado para começar em outubro no Tribunal Distrital dos EUA no Distrito Sul de Nova York, onde ele enfrenta oito acusações criminais, incluindo fraude eletrônica. O processo de falência da FTX também está em andamento no Distrito de Delaware, onde os devedores solicitaram recentemente intimações para obter informações e documentos dos familiares de SBF.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...