Procuradores federais estão investigando negociações ‘baseadas em meme’ da GME, AMC e prata
O Departamento de Justiça se junta às sondagens da CFTC e da SEC sobre as polêmicas envolvendo a Robinhood e outros aplicativos de negociação.
O Departamento de Justiça se juntou aos orgãos que estão pressionando sobre os acontecimentos insano que ocorreram no mercado no mês passado.
Citando fontes não identificadas, o Wall Street Journal informou na quinta-feira que a divisão de fraude do DoJ e a promotoria de São Francisco lançaram investigações nos corretores (leia-se: Robinhood) e plataformas de mídia social (leia-se: Reddit) que estavam no centro das polêmicas envolvendo a alta selvagem das ações como GameStop e AMC semanas atrás.
Várias agências anunciaram que estão investigando as questões de manipulação de mercado. A Securities and Exchange Commission divulgou uma declaração enigmática nesse sentido, já que as ações da GME ainda estavam em convulsão, enquanto apenas esta manhã a SEC encerrou todas as negociações de ações da SpectraScience, uma empresa que se tornou objeto de negociação, apesar de estar funcionalmente morta há muitos anos.
O WSJ também relata que a Commodity Futures Trading Commission iniciou uma investigação semelhante no mercado de prata, que disparou quando as negociações de várias ações foram fechadas.
Ao contrário da CFTC ou da SEC, no entanto, o DoJ lida com processos criminais, que trazem a perspectiva de prisão.
O Congresso também está se envolvendo no assunto, com os CEOs da Robinhood, o gerente de investimentos Melvin Capital e o fundo de hedge Citadel supostamente se preparando para testemunhar em uma audiência na Câmara marcada para a próxima quinta-feira.
LEIA MAIS:
-
Somos burros? Analfabetos financeiros “duas vezes mais propensos a possuir criptomoedas”
-
O CEO da MicroStrategy poderia ‘liquidar US$ 200 milhões em Bitcoin em um sábado’