Lael Brainard, do Fed, sugere que os EUA deve ter um papel de liderança no desenvolvimento de CBDCs
“Um CBDC dos EUA pode ser uma maneira potencial de garantir que as pessoas em todo o mundo que usam o dólar possam continuar confiando na força e segurança da moeda dos EUA para realizar transações e realizar negócios no sistema financeiro digital”, disse Lael Brainard
Lael Brainard, membro do Conselho de Governadores do Federal Reserve, incentivou os Estados Unidos a serem líderes em pesquisa e política em relação às moedas digitais do banco central, ou CBDCs, devido a possíveis desenvolvimentos internacionais.
Em comentários preparados para o Fórum de Política Monetária dos EUA em Nova York na sexta-feira, Brainard disse que o programa piloto do Banco Popular da China para seu yuan digital pode ter implicações no domínio do dólar em pagamentos e sistemas de pagamentos internacionais.
No entanto, um dólar digital pode permitir que pessoas em todo o mundo continuem confiando em sua contraparte fiduciária.
“É prudente considerar como a possível ausência ou emissão de uma CBDC dos EUA pode afetar o uso do dólar em pagamentos globalmente em futuros estados onde uma ou mais moedas estrangeiras importantes são emitidas na forma de CBDC”, disse Brainard. “Um CBDC dos EUA pode ser uma maneira potencial de garantir que as pessoas em todo o mundo que usam o dólar possam continuar confiando na força e segurança da moeda dos EUA para realizar transações e realizar negócios no sistema financeiro digital.”
Enquanto a China está disponibilizando seu CBDC para visitantes internacionais nos Jogos Olímpicos de Inverno , os EUA ainda parecem estar na fase exploratória de lançar um dólar digital. Durante seu tempo no Fed, Brainard sempre falou a favor da emissão de uma CBDC pelos EUA, devido ao domínio do dólar fiduciário nos pagamentos internacionais.
Brainard, nomeada para ser o próximo vice-presidente do Federal Reserve, está atualmente aguardando a confirmação do Senado, juntamente com o presidente Jerome Powell, os possíveis membros do conselho Lisa Cook e Philip Jefferson e a vice-presidente de supervisão Sarah Bloom Raskin.
Na terça-feira, legisladores republicanos bloquearam uma votação do comitê sobre os funcionários do Fed , deixando três cargos vagos no conselho.
Relacionado: legislador dos EUA propõe projeto de lei destinado a limitar a capacidade do Fed de emitir CBDC
O futuro vice-presidente do Fed também citou um projeto de desenvolvimento de CBDC do Federal Reserve Bank de Boston e da MIT Digital Currency Initiative, e a pesquisa do New York Innovation Center, uma iniciativa destinada a explorar a tecnologia usada para desenvolver o sistema financeiro global. O primeiro divulgou recentemente os resultados de um teste para a moeda digital.
“Essas iniciativas de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia são vitais para nossas responsabilidades de promover um sistema de pagamento seguro e eficiente e estabilidade financeira, seja qual for o futuro”, disse Brainard.
LEIA MAIS
- Depois de criar criptomoeda fracassada, irmão de Pablo Escobar quer enfrentar Apple e Elon Musk
- Trader brasileiro compra Bitcoins ‘perdidos’ da extinta exchange Mt. Gox
- Startup canadense de blockchain OpenLaw faz parceria com seis grandes firmas de advocacia para integrar sistema de smart contracts no Ethereum