Banco Central dos EUA (FED) publica relatório sobre CBDC e pede mais diálogo

Por Rahul Nambiampurath

O Federal Reserve dos EUA publicou um longo artigo sobre uma moeda digital do banco central baseada em dólar e pediu informações.  A instituição não recomendou nenhuma política específica, mas admitiu que uma CBDC poderia melhorar o sistema financeiro.

O Federal Reserve dos Estados Unidos publicou suas maiores declarações até agora sobre uma moeda digital do Banco Central (CBDC) para o dólar americano, através  de um relatório publicado em 20 de janeiro. Intitulado  “Money and Payments: The U.S. Dollar in the Age of Digital Transformation,” ou  “Dinheiro e Pagamentos : o dólar na era da transformação digital ” que fala sobre os potenciais benefícios e riscos das CBDCs na economia dos EUA e busca gerar diálogo sobre o assunto.

O estudo foi anunciado pela primeira vez em setembro de 2021. A conclusão geral é que o Federal Reserve vê um CBDC fortalecendo a economia, mas com bancos privados como partes interessadas fazendo parte do sistema, em oposição ao Federal Reserve emitir a moeda diretamente aos cidadãos.

As autoridades americanas não adotaram posturas fortes em geral, e o documento não recomenda políticas específicas, preferindo promover o diálogo com as contribuições das partes interessadas e do público em geral. Entre as principais preocupações estão a segurança cibernética, os direitos de privacidade do consumidor e a prevenção de crimes financeiros.

Com o artigo muitos especialistas e analistas estão se perguntando quando os EUA podem começar uma revisão mais completa de um CBDC. Com países como a China já tendo lançado vários pilotos, esses analistas se perguntam por quanto tempo outras grandes economias estariam atrasadas.

Com a publicação do artigo há algum temp ,  muitos especialistas e analistas estão se perguntando quando os EUA podem começar uma revisão mais completa de um CBDC. Com países como a China já tendo lançado vários pilotos, esses analistas se perguntam por quanto tempo outras grandes economias estariam atrasadas.

Embora nenhuma política oficial tenha sido declarada, o documento estabelece alguns pilares necessários para uma CBDC, dizendo:

“O Federal Reserve continuará a explorar uma ampla gama de opções de design para um CBDC. Embora nenhuma decisão tenha sido tomada sobre a busca de uma CBDC, a análise até o momento sugere que uma CBDC potencial dos EUA, se for criada, atenderia melhor às necessidades dos Estados Unidos por ser protegida pela privacidade, intermediada, amplamente transferível e com a  identidade verificada.”

  • Ficou com alguma dúvida? O BeInCrypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
  • Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!

Apesar da abordagem cautelosa, o dólar digital  – CBDC parece provável

Os EUA foram observados como muito cautelosos quando se trata de uma CBDC, mesmo quando outras grandes economias aceleram o ritmo. O país procura acertar em vez de ser o primeiro e não quer correr o risco de errar.

A China lançou vários pilotos com volumes de seu renminbi digital atingindo quase 90 bilhões , e o ativo será usado nos próximos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 em Pequim. Alguns países estão um pouco mais adiantados do que os EUA : Nigéria, Suécia, França, Canadá, Austrália e Índia estão entre os muitos que estão revisando a implementação de um CBDC.

Talvez os EUA anunciem um teste de CBDC até o final do ano. Mas, no momento, parece que ele só quer o máximo de entrada possível antes de começar a maior parte do trabalho.

O artigo Banco Central dos EUA (FED) publica relatório sobre CBDC e pede mais diálogo foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.

Você pode gostar...