FED eleva taxa de juros em 0,75 ponto percentual nos EUA, maior aumento desde 1994
O Banco Central dos EUA (FED) elevou a taxa de juros do país para a faixa de 1,5% a 1,75%. Este é o maior aumento anunciado pela autoridade monetária desde 1994.
A decisão do FOMC surge após os dados recentes de inflação ao consumidor de maio surpreenderem o mercado na sexta-feira (10). Isto demonstrou que “a inflação permanece elevada, refletindo os desequilíbrios de oferta e demanda relacionados à pandemia, preços mais altos de energia e pressões mais amplas de preços”, diz o comunicado do Comitê de Política Monetária.
- Ficou com alguma dúvida? O Be[in]Crypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
- Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!
Segundo a ata, em uma votação que contou com dez votos, o único contrário a decisão foi da presidente do FED de Kansas City, Esther L. George. Ela votou a favor de um aumento de meio ponto percentual.
No comunicado oficial, os integrantes do comitê destacaram que estão “preparados para ajustar a orientação da política monetária conforme apropriado caso surjam riscos que possam impedir o atingimento dos objetivos”, reforçando estarem “ fortemente comprometidos em devolver a inflação ao seu objetivo de 2%”.
A invasão da Rússia à Ucrânia também foi citada com um dos fatores externos de instabilidade econômica “causando enormes dificuldades” assim com as consequências dos “bloqueios relacionados à pandemia da Covid.
Apesar de tantos fatores negativos o documento que detalha a decisão afirmou que “os ganhos de salários foram robustos nos últimos meses e a taxa de desemprego permaneceu baixa, apesar da inflação permanecer elevada”.
Os integrantes do Fomc ainda destacaram que os desafios e objetivos da economia continuam as mesmas das últimas reuniões.
Correlação do Bitcoin (BTC) com mercado acionário faz cripto sofrer
Enquanto isso, o mercado de criptomoedas parece estar colado com a crise do acionário e fiduciário. Os preços dos criptoativos continuam derretendo. O Bitcoin permanece sendo negociado no intervalo entre US$ 21.000 e US$ 23.000, na pior desvalorização da história da maior criptomoeda em valor de mercado.
Segundo dados da CoinGecko, em um ano o Bitcoin acumula uma desvalorização de quase 70%.
O artigo FED eleva taxa de juros em 0,75 ponto percentual nos EUA, maior aumento desde 1994 foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.