‘Medo’ domina o Bitcoin e o sentimento do mercado de criptomoedas cai para o nível mais baixo desde abril de 2020
O sentimento do trader está beirando o “medo extremo”, já que o Índice Crypto Fear & Greed reflete o clima após o crash cruzados dos ativos em março de 2020.
Os traders de Bitcoin (BTC) e altcoin estão atualmente mais nervosos do que em qualquer momento neste último ano, no entanto o medidor de sentimento clássico sinaliza que o “medo” está tomando conta do mercado.
De acordo com o Crypto Fear & Greed Index, os traders de criptomoedas não sentem medo do mercado desde abril de 2020.
Março de 2020 em repetição
Fear & Greed usa uma cesta de fatores para determinar o sentimento predominante entre os participantes do mercado e, portanto, para onde o próprio mercado provavelmente está se dirigindo.
A volatilidade dos preços pode produzir mudanças consideráveis em suas leituras – apenas quatro dias atrás, na segunda-feira, o Índice mediu 72/100, correspondendo a “ganância” sendo o coração do sentimento.
Avançando para sexta-feira, um quadro completamente diferente está aparente depois que a Tesla rejeitou o Bitcoin por supostos danos ambientais e a importante exchange Binance recebe atenção dos reguladores nos Estados Unidos. No momento em que este artigo foi escrito, Fear & Greed mediam apenas 26/100 – firmemente dentro da zona de “medo” e beirando o “medo extremo”.
A última vez que o índice esteve tão baixo foi apenas algumas semanas após o crash de ativos cruzados que enviou BTC/USD para US$ 3.600.
Como o Cointelegraph relatou, no entanto, desta vez, o Bitcoin parece ter resistido à tempestade, tendo um desempenho “muito bom” contra um ataque violento de vendedores e liquidações de traders.
“Se o mercado de ações puder evitar uma pandemia global, tenho certeza de que o Bitcoin sobreviverá a um tweet”, resumiu o popular trader Scott Melker.
O Bitcoin se esforça para voltar ao “negócio de sempre”
Os analistas já destacaram os sinais de uma recuperação do Bitcoin, enquanto certas altcoins de grande capitalização conseguiram evitar a queda.
“O Elon Dump agora está em recuperação”, declarou o estatístico Willy Woo aos seguidores do Twitter na quinta-feira.
Woo destacou que as entradas para exchanges se transformaram em saídas, já que os traders provavelmente compraram a queda ou compraram de volta após a venda.
Ao mesmo tempo, os saldos da stablecoins nas exchanges continuam em sua própria tendência de alta, fornecendo enorme potencial de liquidez, caso uma fase de alta volte a entrar nos mercados de criptomoedas.
Rafael Schultze-Kraft, cofundador do recurso analítico on-chain Glassnode, também observou que as taxas de financiamento reverteram para o comportamento anterior à queda.
“Foi rápido: as taxas de financiamento voltaram a ser positivas. Os comprados estão de volta a pagar os vendidos”, comentou ele em um gráfico ao lado.
LEIA MAIS