FC Barcelona pretende desenvolver criptomoeda e metaverso
Uma nova coleção de metaversos, criptomoedas e NFT estão sendo preparados para o FC Barcelona, que venceu 26 campeonatos LaLiga.
Um anúncio recente do presidente do Barcelona, Joan Laporta, confirma que a equipe está trabalhando em um metaverso do Barça, e pretende lançar uma criptomoeda exclusiva do clube.
- Ficou com alguma dúvida? O BeInCrypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
- Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!
Laporta disse no primeiro dia do Mobile World Congress em Barcelona, na Espanha, que pretende lançar uma coleção de NFT. O Barca tentou criar uma coleção de NFT em parceria com a Ownix em novembro de 2021, mas desistiu devido à prisão de um empresário ligado à empresa.
Os gigantes italianos AC Milan, os pesos pesados da Bundesliga Bayern de Munique e o clube francês Paris Saint-Germain já entraram no mercado NFT.
Sobre a escolha do clube seguir a rota metaversa sozinho, Laporta disse: “Estamos desenvolvendo nosso ‘metaverso’ e nos recusamos a nos associar a uma empresa de criptomoedas. Queremos criar nossa própria criptomoeda, e entendemos que devemos fazê-lo por nós mesmos; há talento suficiente para isso. Com o blockchain, grandes oportunidades de negócios aparecerão.”
Ele continuou dizendo que os jogadores estão em um clube moderno, que usa as redes sociais, e há disposições nos contratos dos jogadores para NFTs e o metaverso.
Nenhum patrocinador de manchete cripto para o FC Barcelona
O Barcelona não apressou-se a buscar patrocínios de exchanges de criptomoedas, rejeitando 70 milhões de euros em ofertas antes de concordar com um acordo de serviço de streaming de música Spotify, que substitui o patrocinador Rakuten. A apreensão em torno da volatilidade da indústria de criptomoedas fez com que o clube rejeitasse as empresas de criptomoedas como patrocinadores. Agora, no entanto, Laporta acredita que acompanhar a inovação é o caminho do futuro.
“Barça sempre foi inovadora no uso e adaptação de novas tecnologias, e queremos que continue assim; sabemos que o blockchain será importante nos próximos anos, e o clube não quer perder isso.”
O Barça quer ser capaz de “sobreviver financeiramente” diferente de outros clubes de futebol, que têm o apoio de grandes corporações e investidores estrangeiros. “Somos diferentes porque sobrevivemos financeiramente do que podemos gerar por meio da indústria do esporte”, disse Laporta.
O que a nova criptomoeda compraria?
A equipe já havia feito parceria com a Sócios e a Chiliz para lançar tokens de fãs para o público em geral. Chiliz é uma startup de votação de fãs em blockchain, enquanto Socios.com é uma plataforma de recompensas. Usando a moeda digital $CHZ, os fãs podem comprar tokens de fãs do Barça, concedendo-lhes a oportunidade de votar em determinadas decisões do clube e a chance de ganhar recompensas.
Não está claro o que a nova criptomoeda da equipe seria capaz de comprar, se seria um token de fã como o $CHZ token ou para comprar ingressos e mercadorias do clube. A nova coleção da NFT será usada como parte de um projeto que “ajudará as finanças do clube”.
O artigo FC Barcelona pretende desenvolver criptomoeda e metaverso foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.