FBI e U.S Marshals fazem alerta sobre golpe envolvendo Bitcoin
O FBI e os U.S Marshals fizeram um alerta contra golpistas que se passam por autoridades dos Estados Unidos. As duas agências dizem que os golpistas acusam uma potencial vítima de um crime fiscal e exigem pagamento por meio de um caixa eletrônico (ATM) de Bitcoin ou outro método suspeito.
Os U.S. Marshals são parte do Departamento de Justiça americano e estão ligados ao departamento judiciário do governo, eles são o órgão fiscalizador dos tribunais federais dos Estados Unidos e são responsáveis pela segurança dos funcionários judiciais.
De acordo com um tweet dos U.S Marshals os golpistas estão coagindo suas vítimas a enviarem dinheiro através de caixas eletrônicos de Bitcoin. O golpista diz à vítima que eles têm um mandado de prisão contra ela. Então eles cobram encargos relativamente baixos: “para não ser preso você terá que pagar essa multa em bitcoin”, assim funciona o golpe.
A vítima é informada de que o não pagamento da multa resultará em uma sentença de prisão pelos Federais!
UPDATED FRAUD ADVISORY – Spoofers using government phone numbers, government employees’ names,
demanding payment via bitcoin ATMs: https://t.co/ZMBG3hNJmj— U.S. Marshals (@USMarshalsHQ) December 6, 2019
Os golpistas dizem aos seus alvos que eles poderão evitar a suposta prisão depositando dinheiro em um caixa eletrônico que aceita bitcoin, obviamente que os bitcoins serão enviados ao golpista. Os criminosos também dizem às vítimas que elas podem comprar cartões de débito pré-pagos ou cartões-presente para se livrar da falsa prisão.
Apesar do alerta vermelho (governo não gosta de bitcoin) que faria qualquer pessoa bem informada sobre bitcoin desligar o telefone, os golpistas parecem persistir. Isso levou os federais dos EUA a fazerem o alerta.
O alerta diz que os golpistas estão usando números de telefone oficiais de agências governamentais e nomes de funcionários reais para trazer mais legitimidade na fraude. A agência do governo diz no comunicado que os U.S Marshals nunca solicitarão pagamentos via Bitcoin, cartões-presente ou buscarão informações financeiras por telefone.
Quem acompanha notícias sobre o Bitcoin sabe a posição do governo sobre legalidade da moeda digital, portanto, cair nesse tipo de golpe seria difícil, afinal, dificilmente o governo pediria pagamento de multas com bitcoin. De qualquer forma, é bom ficar esperto.
Saiba mais em FBI e U.S Marshals fazem alerta sobre golpe envolvendo Bitcoin