Startup de moda lança plataforma blockchain para ajudar marcas independentes a certificar sustentabilidade na produção

Plataforma em blockchain estará na ModaLisboa, a semana de moda da capital portuguesa, com objetivo de certificar sustentabilidade da produção de artigos de moda para marcas emergentes.

Uma das maiores discussões no universo da moda durante os últimos anos tem sido a sustentabilidade, uma preocupação tanto de grandes marcas quanto de marcas alternativas.

Pensando nisso, a startup Sustainable Brand lançou uma plataforma blockchain para cerfiticar a sustentabilidade de marcas alternativas e emergentes da indústria da moda.

Como noticiou o portal português NIT, a plataforma blockchain Sustainable Brand Platform, da startup IDEE Brand Platform, será parceira de marcas da ModaLisboa, a tradicional Fashion Week da capital portuguesa.

Segundo o texto, a plataforma busca ajudar as marcas emergentes e independentes, permitindo um certificado de sustentabilidade e responsabilidade social às empresas ao examinar a cadeia de valor. A fundadora e presidente da ModaLisboa diz na matéria:

“Em uma indústria tão complexa, é importante separar aqueles que estão a reenquadrar completamente a sua linha de trabalho, os seus valores e o seu compromisso para com a sua comunidade e o nosso planeta.”

Além da plataforma blockchain para a cadeia de produção, a Sustainable Brand Platform também permite a criação de uma rede de relacionamento entre criadores e fornecedores de matérias primas com o mesmo tipo de preocupação sustentável.

A estreia da plataforma terá parceria com cinco marcas do circuito alternativo da moda do país: Awaytomars, Béhen, Constança Entrudo, Duarte e Kolovrat.

No site, entre os parceiros oficiais da plataforma blockchain está a varejista italiana Humana, que atua na coleta de doações e reaproveitamento de artigos de moda por toda a Europa, com atuação também no continente africano.

No Brasil, a preocupação com a certificação da sustentabilidade para a indústria da moda também ganhou espaço nos últimos anos.

A versão brasileira da Fashion Week, o São Paulo Fashion Week, teve a sustentabilidade como um dos seus temas principais na última década, com a tecnologia blockchain ganhando também destaque em grandes e emergentes da moda nacional.

Em 2019, o Instituto C&A, da famosa varejista holandesa que atua há décadas no Brasil, fechou uma parceria com o Instituto Alinha para rastrear e certificar sua cadeia de produção com matérias primas sustentáveis em blockchain.

Já no fim de 2020, o Brasil Eco Fashion Week, uma semana de moda nacional dedicada ao tema, destacou a importância da tecnologia blockchain para o setor.

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