Capitalização de mercado de fan tokens aumentou mais de 60% desde junho: Dados
Todos os fan tokens no ecossistema da Socios e da Chiliz foram vendidos por US$ 250 milhões até agora, disse o fundador e CEO.
O mercado de fan tokens tem crescido em valor este ano, aumentando cerca de US$ 157 milhões em termos de capitalização de mercado total desde junho.
Segundo dados do principal site de fan tokens, FanMarketCap, o valor de mercado de todos os fan tokens é estimado em pouco mais de $ 417 milhões no momento em que esta matéria foi escrita. Isso é quase 60,4% acima do valor geral de $ 260 milhões registrados em meados de junho de 2021, conforme já noticiou a Cointelegraph.
O volume diário de negociação do mercado de fan tokens chega a US$ 270,2 milhões no momento desta publicação.
De acordo com o FanTokenStats, alguns dos fan tokens mais valiosos incluem Paris Saint-Germain (PSG) e Manchester City (CITY), segundo publicação da principal plataforma de fan tokens, a Socios, e com base na infraestrutura de blockchain Chiliz. Enquanto a capitalização de mercado do PSG é avaliada em pouco mais de $ 49 milhões, a capitalização de mercado da CITY é de $ 38 milhões.
A Binance, maior exchange de criptomoedas do mundo, também é uma grande jogadora de fan tokens, lançando sua própria plataforma de fã token em outubro de 2021. Operando na plataforma de lançamento de tokens Binance Launchpad, a Lazio Fan Token (LAZIO) está entre os maiores fan tokens, com uma capitalização de mercado de cerca de $ 51 milhões, de acordo com o FanTokenStats.
O sócio-fundador e CEO da Chiliz Alexandre Dreyfus disse ao Cointelegraph que todos os fan tokens no ecossistema da Socios e da Chiliz foram vendidos por US$ 250 milhões até agora. Ele previu que o tamanho do mercado de fan tokens e social tokens aumentará para US$ 10 bilhões nos próximos cinco anos.
Fan tokens são uma forma de moeda digital que fornece aos titulares acesso a uma série de vantagens de afiliação relacionadas aos fãs, incluindo votação em decisões do clube, designs de mercadorias, recompensas, bem como outras experiências de engajamento de fãs em clubes de esportes e de música.
Dreyfus enfatizou que os fan tokens não são criptomoedas, mas ativos digitais: “Você não pode gastar fan tokens para comprar algo, você pode ter fan tokens para obter benefícios.” Ele ainda observou que os casos de uso dos fan tokens são diferentes entre fãs e traders. “Os fãs vão segurar, os traders vão negociar”, disse Dreyfus.
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Segundo o CEO, fontes como CoinMarketCap (CMC) e CoinGecko não refletem corretamente o preço inicial dos fan tokens emitidos pelo Socios, que geralmente é de cerca de US$ 2 por token. Por causa disso, o preço original do CITY era de US$ 2 por token em vez de US$ 10, o que está de acordo com a CMC e a CoinGecko.
“Você não pode ver no CoinMarketCap”, observou Dreyfus, acrescentando que fontes como CMC e CoinGecko não obtêm preço de oferta do fan token, mas capturam apenas o preço de venda. “Os fan tokens são primeiro pré-vendidos a preço fixo durante uma venda instantânea antes de serem listados”, acrescentou.