Falha de segurança no Windows 10 expõe usuários de criptomoedas

De acordo com o site Windows Latest, falha de segurança no sistema operacional Windows 10, da Microsoft, pode estar expondo usuários de criptomoedas a uma série de riscos.

De acordo com o site Windows Latest, falha de segurança no sistema operacional Windows 10, da Microsoft, pode estar expondo usuários de criptomoedas a uma série de riscos.

A nova falha descoberta no Windows 10 cria vulnerabilidades que um malware poderia explorar e comprometer a integridade de carteiras de criptomoedas e outros dados confidenciais.

O erro, descoberto pelo Windows Latest, vem com o Windows Defender versão 4.18.2003. Segundo o texto, estão surgindo relatórios de que esta versão não completa as varreduras de segurança, fechando ou pulando arquivos específicos. A equipe do Windows Latest replicou o erro em seu laboratório.

De acordo com a equipe:

“A atualização para o Windows Defender interrompeu as verificações de antivírus no Windows 10, com o software de proteção antivírus relatando o erro ‘Itens ignorados durante a verificação’. Para muitos usuários, as verificações do Windows Defender estão falhando após alguns minutos, confirmando que ‘a verificação foi ignorada’ e que nenhuma ameaça foi descoberta no dispositivo.”

O problema parece afetar apenas o Windows 10 e pode não ocorrer durante as verificações offline. É possível que as verificações completas estejam ocorrendo e o Defender simplesmente não esteja relatando corretamente. A Microsoft ainda precisa resolver o problema.

Um usuário do sistema comentou no Reddit:

“Parece que algo fez com que as configurações de notificação com a atualização mais recente ficassem estranhas. Fiz uma varredura com malwarebytes depois e não encontrei nada. Também fiz um sfc/scannow e ele encontrou um arquivo corrompido que parece estar relacionado ao OneDrive, mas que não parece relacionado.”

De acordo com o Windows Latest, a Microsoft ainda não documentou problemas no Windows Defender e parece que o recurso de verificação offline está funcionando sem problemas no momento.

Muitos investidores de criptomoedas mantêm seus fundos em carteiras de desktop, que podem ser comprometidas por keyloggers ou outros programas projetados para capturar dados confidenciais. 

Também existem malwares que substituem os endereços de Bitcoin, fazendo com que os fundos sejam redirecionados para a carteira do hacker.

Como mostrou o Cointelegraph, no final do ano passado a fundação VeChain perdeu mais de 1 milhão de VET como resultado de um malware instalado no computador pessoal de um desenvolvedor.

Você pode gostar...