Fake News fazem Bitcoin cair 12%, diz CEO da maior corretora do mundo
Há dois dias surgiram notícias de que o escritório da Binance na China havia sido invadido pela polícia, que teria supostamente “encerrado as atividades da empresa no país”. A informação foi publicada pelo site The Block, um dos mais respeitados do mercado.
O CEO da Binance, que é a maior corretora de bitcoin do mundo (em termos de volume negociado) refutou a notícia, dizendo que era falsa, e “puro FUD” (noticia criada para causar medo incerteza e dúvida), e que a notícia supostamente falsa teria feito o preço do Bitcoin cair mais de 10% nos últimos dias.
De acordo com o The Block, o escritório da Binance em Xangai tinha sido alvo de uma operação policial que fechou o escritório. A notícia diz que entre 50 e 100 funcionários trabalhavam no local no momento da suposta operação policial.
Binance nega e diz que irá processar o site The Block
Changpeng Zhao, CEO da Binance, disse que “não houve polícia, invasão, e que nem existe o escritório”. A notícia rapidamente causou uma tempestade na comunidade de criptomoedas e se tornou um dos tópicos mais discutidos nos últimos dois dias, especialmente após o bitcoin cair mais de 12%.
O CEO da Binance também afirmou que a suposta notícia falsa havia prejudicado a reputação da empresa. CZ falou que pretende processar o site.
We will be suing them.
— CZ Binance (@cz_binance) November 23, 2019
Fake news fez preço do Bitcoin cair, de acordo com CEO da Binance
O presidente da maior corretora de bitcoin do mundo disse que a suposta notícia falsa causou danos no preço do Bitcoin. CZ disse disse também que o site The Block deveria pedir desculpas a comunidade de criptomoedas pela suposta notícia falsa,
Em vez de pedir desculpas à comunidade pelas notícias falsas da “ação policial”, que prejudicou nossa reputação e o preço do bitcoin, o theBlock agora especula se havia um escritório, se CZ tinha uma reunião… Quem se importa?
Instead of apologizing to the community for the fake headline news of the non-existent “police raid”, which damaged our reputation, and $btc price, theBlock now tries to argue if there was an office, if CZ had a meeting… who cares?
Own up & apologize for your mistake. https://t.co/PWjQ7FzEc6
— CZ Binance (@cz_binance) November 23, 2019
De fato, o Bitcoin caiu 10% ontem, começando o dia em US $ 8.000 e registrando uma baixa para quase US $ 6.700, se recuperando para 7.000 um pouco mais tarde.
A suposta notícia falsa é culpada da queda de preço do Bitcoin?
No mercado de criptomoedas, notícias, sejam reais ou falsas, de qualquer meio de comunicação respeitável como o The Block, afetam o preço de alguma forma, afinal, são pelas notícias que os traders decidem se vão vender ou comprar a moeda digital.
Algumas notícias podem, de fato, causar pânico no mercado devido ao efeito de bola de neve que as notícias virais causam.
No que diz respeito a se essa notícia sozinha pode ter desencadeado a grave queda de preço que o Bitcoin, de acordo com analistas de mercado, não parece muito plausível.
Existem motivos mais plausíveis. Como a notícia sobre a proibição de criptomoedas na China. E o fato de que, historicamente, os meses de novembro são mais voláteis. Em 2018, por exemplo, novembro foi quando a moeda digital caiu tanto que muitos previam um colapso total, e não havia nenhuma notícia sobre a Binance.
A Binance é, de fato, a maior corretora de criptomoedas do mundo, mas não podemos esquecer que ela migrou da China há muito tempo e hoje é sediada em Malta.
A corretora também abriu escritórios menores em todo o mundo no ano passado, e este ano, a Binance abriu um escritório no Brasil. Portanto, mesmo que a notícia seja verdadeira, é difícil imaginar que o suposto fim de um único escritório possa fazer com que o Bitcoin caia mais de US $ 1.500 em apenas um dia.
Em outras palavras, pode ser que o CEO da Binance esteja chateado e quer colocar a culpa da queda de preço do bitcoin no site The Block. Disse um usuário no Twitter.
Isso poderia ser fato se estivéssemos em 2014, e o nome da empresa não fosse Binance, mas MT.Gox. A extinta corretora MT.Gox tinha dominância de praticamente todo o mercado, portanto, qualquer notícia sobre ela tinha efeito fatal no Bitcoin. O preço do Bitcoin caiu mais de 70% quando a MT.GOX saiu do ar.
Saiba mais em Fake News fazem Bitcoin cair 12%, diz CEO da maior corretora do mundo