Falha no lançamento: 3 primeiros ETFs de criptomoedas da Austrália perdem o dia de estréia
Três fundos negociados em exchange (ETFs) de criptomoedas programados para serem lançados na bolsa Cboe Australia foram adiados devido a “verificações” ainda sendo realizadas.
Os lançamentos dos três primeiros fundos negociados em exchange (ETF) de Bitcoin (BTC) e Ether (ETH) da Austrália programados para quarta-feira foram adiados como resultado de novas “verificações” que precisam ser concluídas.
A exchange que lista o ETF de Bitcoin à vista da Cosmos Asset Management, Cboe Australia, divulgou um comunicado na terça-feira afirmando que “as verificações padrão antes do início da negociação ainda estão sendo concluídas” e uma “nova atualização será fornecida nos próximos dias”.
A Cboe emitiu o mesmo aviso sobre dois ETFs à vista emitidos pela 21Shares também programados para lançamento hoje, um ETF Bitcoin e um ETF Ether.
Não está claro porquê os produtos estão atrasados com a Australian Financial Review relatando que um “prestador de serviços na cadeia de decisões” – uma entidade como um corretor principal ou uma grande instituição com o poder de atrasar as listagens até que estejam prontas para apoiar o comércio dos produtos – pode ser culpado pelo atraso.
O ativo subjacente do Cosmos ETF é um investimento direto no Canadian Purpose Bitcoin ETF, o primeiro fundo negociado em exchange de Bitcoin da América do Norte. Os fundos emitidos pela 21Shares são lastreados por reservas de Bitcoin e Ether mantidas em armazenamento a frio pela Coinbase.
Toby Chapple, chefe de negociação da empresa australiana de gestão de patrimônio Zerocap, disse ao Cointelegraph que o atraso “não era grande coisa”. Referindo-se ao ETF Cosmos Bitcoin, ele acrescentou:
“Você pensaria que um ETF que investe em outro ETF seria mais fácil de manusear, mas o corretor garantirá que eles tenham todos os seus pontos alinhados antes de entrarem em operação.”
Cici Lu, sócia-gerente da empresa de investimento em criptoativos e gestão de patrimônio Apollo Capital, também disse que parecia apenas um pequeno obstáculo em um longo caminho para os fundos:
“Embora este não seja um começo ideal para os ETFs, será visto apenas como um pequeno obstáculo em um resultado bem-sucedido para a indústria de criptoativos na Austrália.”
Ela acrescentou: “O setor financeiro tradicional está tentando entender como adaptar seus negócios a uma nova classe de ativos, é uma jornada em que tando as criptomoedas como o TradFi estão juntos”.
O Cointelegraph entrou em contato com a Cboe Australia, Cosmos e 21Shares para obter mais informações sobre os atrasos, mas não recebeu resposta imediata.
O “Cosmos Purpose Bitcoin Access ETF” da Cosmos Asset Management recebeu aprovação da Australian Securities Exchange (ASX) em 19 de abril para começar a negociar após um período de aviso de sete dias e deve atrair cerca de US$ 1 bilhão após seu lançamento.
Os dois ETFs emitidos pela 21Shares receberam aprovação na mesma época, alinhando os três fundos com a mesma data de lançamento.
A 21Shares não é estranha a atrasos com seus produtos de ETF de criptomoedas. No início de abril, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) rejeitou seu ETF de Bitcoin, que deveria ser listado na Cboe BZX Exchange dos EUA, dizendo que a exchange não atendia aos requisitos para listar um produto financeiro.
LEIA MAIS: