Especialistas avaliam: As DeFi estão mortas ou ainda são o futuro das finanças?

A atual trajetória do ecossistema DeFi é uma reminiscência do boom das ICOs.

Como a maioria dos tokens relacionados às DeFi continua batendo em retirada de seus picos este ano, os especialistas do setor avaliam se a bolha financeira descentralizada estourou ou se irá renascer das cinzas.

Projetos de alta qualidade como o Chainlink, Aave e Synthetix caíram pela metade desde seus recordes históricos, enquanto alguns dos protocolos clones caíram 95% ou mais.

Também há sinais de que algumas garantias de criptomoedas estão começando a ser liquidadas e retiradas dos protocolos DeFi à medida em que os rendimentos de dois dígitos começam a diminuir. O valor total bloqueado em todas as plataformas diminuiu 9,3% desde seu recorde histórico no final de setembro, de acordo com o DeFi Pulse.

O cofundador da Cosmos, Ethan Buchman, afirmou que as DeFi são um grande passo em frente para democratizar o acesso a produtos financeiros, mas acrescentou que a maioria dos protocolos trazem um risco considerável que nem sempre é óbvio.

Contratos inteligentes não auditados e comprometidos estão no topo da lista de riscos, e houve várias explorações este ano. Além disso, houve ataques rápidos de empréstimos e arbitragem que resultaram na perda de fundos. Várias plataformas DeFi foram afetadas, incluindo a bZx, Yam Finance, Bancor, dForce, Balancer e, mais recentemente, a Soft Yearn.

Nicholas Pelecanos, chefe de negociação da NEM, mencionou o bug do Yam Finance e seu subsequente colapso como evidência de que as DeFi ainda estão em sua infância, com a infraestrutura e os processos ainda em fase experimental. Ele adicionou:

“As DeFi estão atualmente no fio da navalha em termos de sua capacidade de lidar com capital e podem facilmente cair em uma bolha.”

Projetos fraudulentos e esquemas de pump e dump, ou “tapetes”, como são chamados na indústria, também se tornaram comuns em meio ao hype do DeFi. Houve vários exemplos de preços de tokens que aumentaram apenas para serem descartados algumas horas depois.

O famoso analista de criptomoedas, Josh Rager, relatou recentemente o quanto ele havia perdido em uma puxada de tapete DeFi:

Acabei de vender US$ 15k em ativos de tapetes puxados por menos de US$ 20
Usando as perdas para contabilizar os ganhos de capital para fins fiscais este ano

Algo para conversar com seu contador se você teve seu tapete puxado também

O salto de rendimento é outro aspecto que sugere que a esfera DeFi emergente é construída para a velocidade e não para a sustentabilidade. Parece que a mesma garantia está sendo movida de protocolo em protocolo, conforme os yield farmers, ou “degens”, como são chamados na indústria, perseguem o mais recente token de comida DeFi quente.

Isso ficou claramente evidente com o boom do SushiSwap, que deliberadamente atraiu liquidez da Uniswap, apenas para perdê-la novamente quando este lançou seu próprio token UNI e pools de liquidez. O token UNI em si está agora com mais de 60% de seus valores máximos.

O CEO da Blockdaemon, Konstantin Richter, comparou o boom do DeFi à bolha da ICO:

“A reciclagem de dinheiro e a vantagem de criar pumps malucas aparentemente do nada certamente rima com o que vimos em 2017.”

Ele acrescentou que os grandes números de APY de 1000% ou mais para a yield farming são insustentáveis, o que significa que a maioria desses experimentos provavelmente falhará. No entanto, ele disse que os que sobreviverem têm uma chance real de ser o futuro das finanças.

Em um painel no LA Blockchain Summit esta semana, o CEO da FTX, Sam Bankman-Fried, sugeriu que o boom de volume DEX, que até viu a Uniswap ultrapassar a Coinbase no mês passado, não é sustentável. Ele disse que, assim que os incentivos exagerados para o uso de DEXs sem custódia diminuírem, o volume também diminuirá. Com isso, ele está se referindo às oportunidades de yield farming e aos mecanismos de distribuição de tokens de governança.

Jason Wu, CEO e cofundador da Definer.org, afirmou que o mercado está mais maduro agora do que durante o boom da ICO, e o futuro da indústria será amplamente afetado pela introdução da ETH 2.0 e por uma forma regulamentada de trazer as DeFi para o mainstream. Ele concluiu:

“Com o influxo de capital no espaço DeFi, os projetos estão construindo mais aplicativos para a próxima geração de redes financeiras. Portanto, a mania DeFi que vemos no mercado agora está ajudando em nossa missão de transformar o mundo do dinheiro. ”

LEIA MAIS:

Você pode gostar...