Especialista compartilha 6 dicas para ganhar dinheiro com jogos com NFTs
Daniel Mendonça, Diretor de Marketing da SNACKCLUB compartilhou 6 dicas de como ganhar dinheiro dentro dos jogos Web3
O mundo dos games presenciou em 2021 a ascenssão dos jogos play-to-earn e com isso viu como os tokens não fungíveis (NFTs) podem ajudar a transformar toda a industria. Contudo depois do ‘boom’ do ano passado os games baseados em blockchain também sofreram com o bear market.
Desde modo, com a queda nas criptomoedas os desenvolvedores tiveram que realizar diversas mudanças nos protocolos, inclusive revendo as recompensas pagas aos jogadores. Nesta linha muitos jogos mudaram seu tokenomics e passaram de play-to-earn para play-and-earn.
Porém, ainda assim é possível ganhar dinheiro com games em blockchain, como aponta Daniel Mendonça, Diretor de Marketing da SNACKCLUB. O especialista compartilhou 6 dicas de como ganhar dinheiro dentro dos jogos Web3. Confira.
Staking
Staking é uma forma de obter renda passiva com seus investimentos em criptomoedas colocando seus ativos digitais para trabalharem sem ter que vendê-los. Em alguns jogos Web3, é possível ter essa rentabilidade a partir da compra de itens valiosos e raros dentro do jogo.
Ou seja, os usuários que os possuem e os “guardam” em um local de investimento, podem obter uma renda extra mensal que varia de jogo para jogo, de acordo com um percentual do valor em $$ que foi adquirido. Dessa forma, as desenvolvedoras mantêm uma economia controlada de ítens que já foram adquiridos, além de estimular a compra desses itens raros a partir da compensação de retorno no investimento.
Exemplos de jogos que possibilitam isso: DeFi Kingdoms
Revenda de propriedades digitais como itens e contas
Os jogos dentro da blockchain continuam possuindo as mesmas características dos jogos tradicionais, possuindo uma distribuição de itens raros e exclusivos, que podem ser adquiridos através de missões, explorações e outras mecânicas de drops.
Com tempo de jogo e dedicação, o jogador é capaz de acumular recursos e ir em busca dessas propriedades digitais que podem ser trocadas em um mercado público e agora com valores em Tokens conectados às criptos utilizadas pelo jogo.
Não somente isso, outra maneira de rentabilizar que tem se tornado mais comum, é a venda de personagens ou contas em um jogo específico, uma vez que um usuário dedica tempo para evoluir até certo ponto em que o jogo desbloqueia novas mecânicas.
A partir disso, jogadores novos ou experientes que buscam um início mais prático, acabam optando por comprar o personagem ou a conta de alguém que já facilitou esse caminho.
Exemplos de jogos que possibilitam isso: BIG TIME, MIR4, Thetan Arena
Atividade na comunidade
Independente da tecnologia utilizada dentro de um vídeo game, todos eles dependem de uma comunidade ativa para obter sucesso dentro do seu mercado. A partir disso, a tendência é recompensar cada vez mais os usuários que participem ativamente dessa comunidade, convidando amigos, ajudando a aumentar a comunidade, mesmo sem nenhuma característica especial de uso ou compra.
As recompensas podem ser acessos a eventos exclusivos, onde são disponibilizados recursos únicos e que, futuramente, podem se tornar itens colecionáveis, raros e trocáveis.
Exemplos de jogos: que possibilitam isso: MIR4, Nino Kuni Cross Worlds, The Sandbox
Destaque Competitivo
Nos dias de hoje, já é possível dizer que um dos formatos mais tradicionais de monetizar os jogos é através dos esportes eletrônicos e os novos lançamentos estão cientes disso. Sendo assim, é extremamente comum que os jogos blockchain tenham um budget destinado ao incentivo dessa comunidade competitiva, recompensando os jogadores que se destacam em ranqueadas e se posicionam entre os melhores, além, obviamente, de premiações de campeonatos.
Exemplos de jogos que possibilitam isso: Axie Infinity, Nino Kuni Cross Worlds
Sistema de Guilda
Uma vez que os recursos dentro de jogos possuem valor monetário atrelado, existem inúmeros times/guildas que construíram o seu modelo de negócio com o objetivo de acumularem o máximo de patrimônio dentro desses jogos e, com isso, lucram através da monopolização de itens/personagens e recursos para distribuir entre os seus membros.
Dessa forma, essas entidades investem em personagens e os disponibilizam para a comunidade, ao conquistarem algum dos patrimônios digitais citados através das mecânicas dos jogos, as Guildas se fortalecem e os jogadores ganham uma parcela dos recursos gerados ou, até mesmo, são recompensados por fora através de um acordo firmado.
Exemplos de jogos que possibilitam isso: MIR4, Axie Infinity, Castle Crush, Pegaxy
Walk-to-earn
Com a evolução das mecânicas de recompensa, uma das maneiras que tem se popularizado no meio crypto é através do “Ande e Ganhe”. Jogos, que na verdade são plataformas fitness, que recompensam os usuários à medida que engajam no aplicativo e se dedicam em prol da atividade física.
Alguns jogos recompensam diretamente em frações de tokens por quilômetro caminhado, já outros criam ferramentas de gamificação para que os passos ou as calorias queimadas sejam convertidas em experiência para um personagem que pode batalhar em troca de recompensas monetárias.
Exemplos de Jogos que possibilitam isso: Walken, Genopets
LEIA MAIS
- Mineradores da Ethereum votam para aumentar o limite de gás, causando grande debate na comunidade
- Policiais são presos por envolvimento em sequestro de família de líder de pirâmide financeira
- Celsius faz pedido para liquidar suas stablecoins