Espere uma ‘avalanche’ de regulamentação no mercado se Biden vencer Trump, diz Mick Mulvaney
O ex-chefe de gabinete de Trump, Mick Mulvaney, prevê uma ‘avalanche’ de regulamentos se Biden vencer a eleição, o que isso significa para o Bitcoin?
O ex-chefe de gabinete de Trump, Mick Mulvaney, diz que a presidência de Joe Biden causaria uma “avalanche” de regulamentos. Alguns economistas também expressaram preocupações de que o governo Biden levaria a uma retração do mercado de ações.
Isso levou muitos analistas de criptomoedas a ponderar que impacto uma forte correção do mercado de ações teria sobre o preço do Bitcoin (BTC).
Durante uma entrevista no Squawk Box da CNBC, Mulvaney disse que Biden pressionaria por muitos regulamentos no curto prazo. Ele afirmou:
“Se Trump ganhar, você verá mais do mesmo. Ele estabeleceu os marcos de suas atitudes em relação à regulamentações. Se Joe Biden ganhar, você verá uma avalanche absoluta de novas leis em um período muito curto de tempo.”
Dados da Skew mostram que o Bitcoin tem visto mais correlação com o ouro do que com as ações nos últimos meses. Portanto, pode-se argumentar que uma desaceleração do mercado de ações pode realmente impulsionar o Bitcoin.
A correlação entre Bitcoin e ouro. Fonte: Skew
Mas, como visto de março a abril, uma baixa no mercado de ações pode levar o Bitcoin a cair.
Economistas também estão pessimistas
De acordo com o professor da Universidade de Maryland, David Kass, o aumento de impostos sob Biden levaria a lucros menores. Com o tempo, os lucros em declínio podem fazer com que os preços das ações caiam, causando uma queda no mercado de ações. Kass disse:
“O aumento das alíquotas de impostos resultará em lucros menores e provavelmente menores preços das ações. Este efeito pode ser mais do que compensado por um pacote de estímulo fiscal maior aprovado pelo Congresso e melhores relações comerciais com países da Europa e também com a China.”
Outros estudos mostram que uma presidência de Biden pode ter um impacto mínimo sobre a evolução do mercado de ações.
O WSJ diz que os dados históricos indicam que a eleição de Biden ainda pode permitir que o mercado de ações obtenha um retorno anual médio de 10%. Ed Finn, um colaborador do WSJ, escreveu:
“É até possível que os investidores americanos desfrutem de retornos de ações anuais de 15% ou mais durante uma administração Biden.”
No entanto, existem dois cenários possíveis, nos quais uma queda nas ações provavelmente afetará o Bitcoin.
Primeiro, se isso fizer com que o sentimento em torno de ativos “portos seguros”, como o ouro, melhore, pode aumentar as chances de uma recuperação do BTC.
Em segundo lugar, uma queda nas ações pode levar ouro e Bitcoin junto, como aconteceu em março. Se o último cenário se concretizar, a maioria dos ativos, exceto os títulos do Tesouro dos EUA, provavelmente cairá.
Qual é o resultado mais provável para o preço do Bitcoin?
Uma vez que o sentimento em torno da presidência de Biden permanece ambíguo, há uma grande probabilidade de que não tenha um impacto significativo sobre o BTC.
Quando o Bitcoin entrar em 2021, ele enfrenta um ciclo pós-halving, como aconteceu em 2017. Em 2016, levou cerca de 17 meses para o BTC atingir um novo pico de US$ 20.000. Se o BTC seguir um ciclo semelhante, isso coloca o quarto trimestre de 2021 como o próximo pico possível para a maior criptomoeda do mundo.
O gráfico de preços semanais do Bitcoin. Fonte: Tradingview.com
No curto prazo, os estrategistas preveem uma liquidação após a eleição de Biden. O reitor do Boston College, Aleksandar Tomic, disse:
“O que eu acho que seria realmente prejudicial para o mercado de ações seria qualquer tipo de incerteza: se houver algum tipo de instabilidade após a eleição, pode afetar o mercado por um longo período de tempo.”
Leia mais: