Reguladores financeiros pró-cripto do Reino Unido anunciam saída diante de pressão por renúncia de Boris Johnson

Em sua carta de demissão, o secretário econômico do Tesouro, John Glen, disse que “reformas vitais” nos serviços financeiros do país estavam prontas para serem apresentadas ao Parlamento.

Muitos funcionários responsáveis ​​por regular o sistema financeiro do Reino Unido renunciaram após alegações de que o primeiro-ministro Boris Johnson exerceu “mau julgamento” ao nomear um membro do governo.

Em uma carta a Johnson postada no Twitter na quarta-feira (06/07), o secretário econômico do Tesouro, John Glen, disse que sua decisão de renunciar foi motivada por “eventos recentes sobre o tratamento da nomeação do ex-vice-líder da bancada”, bem como pelo “pobre julgamento” do primeiro-ministro ao tratar do incidente. Glen acrescentou que “reformas vitais” nos serviços financeiros do país estavam prontas para serem apresentadas ao Parlamento.

Com profundo pesar estou me demitindo do governo.

Eu não vou fazer entrevistas na mídia sobre isso. pic.twitter.com/IT0C50g8My

— John Glen MP (@JohnGlenUK) 6 de julho de 2022

A renúncia de Glen seguiu a de Rishi Sunak – chanceler do Tesouro do Reino Unido – que na terça-feira (05/07) anunciou que também deixaria o governo de Johnson por motivos semelhantes. Sunak disse que deixaria o cargo em meio a “sérios desafios” para a economia global, incluindo os efeitos da pandemia e da guerra na Ucrânia:

“O público espera, com razão, que o governo seja conduzido de forma adequada, competente e séria. Reconheço que este pode ser meu último cargo ministerial, mas acredito que vale a pena lutar por esses padrões e é por isso que estou me demitindo.”

Tanto Glen quanto Sunak permanecerão membros do parlamento de suas respectivas regiões de Salisbury e Richmond. Durante o tempo de Glen no governo do Reino Unido, ele promoveu a reforma do sistema tributário do país para “facilitar o trabalho com criptomoedas” e denunciou políticas que dificultam o registro das empresas de criptomoedas na Autoridade de Conduta Financeira.

“Se as tecnologias de criptomoedas serão uma grande parte do futuro, então nós, o Reino Unido, queremos estar – e no térreo”, disse Glen no Innovate Finance Global Summit em abril.

Em 2020, Sunak disse que o governo do Reino Unido priorizaria a tecnologia financeira, incluindo moedas digitais do banco central e stablecoins, visando que o país acompanhasse a inovação. Ele esteve por trás de muitas reformas propostas subsequentes que promovem a adoção de criptomoedas e stablecoins.

Muitos pediram a renúncia de Johnson após relatos de que o primeiro-ministro sabia que o ex-vice-chefe da liderança, Chris Pincher, supostamente apalpou dois homens, mas optou por promovê-lo a um cargo sênior no governo. Glen, juntamente com o ministro da Saúde, Sajid Javid, estavam entre os mais recentes a renunciar na terça-feira (05/07), elevando o número total para 27.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...