Exit scams e regulamentações perturbam os mercados globais da darknet

Exit scams recentes deslocaram os usuários dos mercados da darknet, com a plataforma Hydra, exclusiva do Leste Europeu, sendo agora a maior do mundo.

Um relatório publicado pela empresa de perícia de blockchain CipherTrace detalhou interrupções significativas no setor de mercado clandestino da darknet após uma onda de exit scams durante os últimos meses.

Apesar das oportunidades para novos mercados capturarem os usuários das plataformas extintas, a CipherTrace observa a ausência de uma plataforma única dominando o volume ocidental. Ela estima que o mercado Hydra com foco na Rússia é agora o maior do mundo.

Estima-se que o Hydra tenha gerado mais de US$ 1,2 bilhão em receita entre junho de 2019 e julho de 2020, apesar de atender exclusivamente a região do Leste Europeu.

Embora os mercados da darknet tenham sido historicamente dominados por um pequeno número de grandes players, a CipherTrace relata que o setor agora parece incluir um número maior de plataformas comandando bases de usuários respectivas menores. A empresa está atualmente monitorando mais de 35 mercados da darknet ativos.

A paisagem mudou rapidamente. O Empire Market, um grande mercado de darknet lançado em fevereiro de 2018 que atraiu mais de um milhão de usuários em janeiro deste ano, ficou offline em agosto, desaparecendo abruptamente com cerca de US$ 30 milhões dos fundos de seus usuários.

Muitos dos usuários da plataforma migraram rapidamente para outros mercados, o Icarus Markets estava entre os beneficiários digno de nota, mas também desapareceu três semanas após o exit scam do Empire. A CipherTrace acredita que o desaparecimento do Ícaro não foi planejado, observando que a plataforma “estava promovendo atualizações de alto esforço” pouco antes de ficar offline:

“É provável que o grande influxo de novos usuários do Empire e seus depósitos tenham deixado o Icarus pronto para uma saída lucrativa. Como resultado, os administradores podem ter aproveitado a oportunidade e saído mais cedo do que o planejado originalmente. ”

A CipherTrace observou que o mercado DeepSea está offline há mais de uma semana, o que sugere outro puxão de tapete na ausência de uma apreensão anunciada pelas autoridades policiais.

O relatório descobriu que o White House Market e o DarkMarket são atualmente as maiores plataformas em operação no mundo ocidental, estimando que cada um tenha mais de 300.000 usuários.

Embora a CipherTrace acredite que a base de usuários do White House Market tenha crescido 50% após os recentes exit scams, os “altos requisitos de segurança da plataforma tendem a afastar o usuário comum do dark market” e sugeriu que o DarkMarket será o preferido entre os usuários com menos conhecimento tecnológico.

A empresa também identificou dois novos mercados darknet lançados em setembro – o Lime Market e o Invictus Market, que se acredita serem operados pelos antigos administradores do DarkBay e Imperiya.

Apesar das aberturas criadas pelos exit scams recentes, a CipherTrace observa que o crescimento do Invictus “desacelerou drasticamente” após adicionar os primeiros 10.000 usuários, enquanto o Lime Market “parece ser um mercado muito pequeno e não se espera que se torne uma empresa muito notável.”

LEIA MAIS:

Você pode gostar...