‘As exchanges podem estar emprestando Tether sem reservas’, diz trader
O aumento abrupto da demanda por USDT gerou suspeitas da comunidade de criptomoedas.
Um conhecido trader de criptomoedas conhecido como J0E007 levantou suspeitas no Twitter sobre exchanges estarem emprestando mais Tether (USDT) do que realmente possuem.
A recente alta na demanda por USDT fez a comunidade de criptomoedas especular sobre qual o motivo de tantos negociadores estarem atrás de mais Tether.
Como somente a venda de ativos digitais por moedas nacionais é taxada de imposto por governos, muitos negociadores preferem vender seus ativos digitais por USDT para evitar o pagamento de impostos.
Já que a atividade de negociação no mercado de criptomoedas diminui, muitos negociadores vendem suas criptomoedas por USDT. No entanto, há preocupações de que as exchanges não estão sendo honestas em relação aos seus balanços.
Nos últimos sete dias, cerca de US$ 223 milhões de Tether (USDT) foram depositados em exchanges. O número está aumentando constantemente e os saldos do USDT nas plataformas excederam a máxima histórica de todos os tempos.
J0E007 acredita que as plataformas podem estar mentindo sobre a quantidade de Tether que possuem. Ele postou:
“Há também uma possibilidade mais preocupante. Algumas exchanges somente em USDT podem estar executando estoque de reservas fracionárias. Agora que as pessoas estão vendendo criptomoedas para o USDT e tentam sacar, as bolsas realmente não têm esse USDT e precisam comprá-lo o mais rápido possível para manter a liquidez.”
O trader acredita que a recente alta na demanda por USDT pode ser causada por exchanges que não possuem a quantidade de Tether que afirmam ter e precisam comprar USDT para equilibrar seus saldos.
O CEO e fundador da exchange FTX também comentou sobre o assunto. Sam Bankman-Fried acredita que o aumento da demanda por USDT foi causada por outros motivos. Ele postou no Twitter:
“Tudo bem, hora de algumas respostas! Minha breve explicação é que há uma enorme demanda do lado do comprador por USDT. Está vindo de: a) Fluxo de balcão, principalmente da Ásia; b) Pessoas que vendem BTC -> USDT para cobrir posições; c) Pessoas que vendem BTC -> USDT para reduzir o risco”
Não se sabe ao certo qual o exato motivo para o aumento abrupto da demanda por USDT, mas analistas já alertaram para o perigo de exchanges não possuirem a quantidade de Tether relatada. Para eles, se houver pânico, as consequências podem ser desastrosas: liquidações em massa e, pior, a falência de exchanges.
LEIA MAIS: Stablecoins ganham participação de mercado em meio ao banho de sangue das criptomoedas
LEIA MAIS: Mais de US$ 160 milhões de Tether são ‘impressos’ e mercado de criptomoedas reage