Casa de câmbio faz parceria com a Universidade do Luxemburgo para melhorar a segurança dos ativos cripto
Nova cooperação entre a casa de câmbio VNX Exchange e a Universidade de Luxemburgo têm como objetivo desenvolver níveis mais altos de segurança de rede para ativos digitais.
Uma nova parceria entre a casa de câmbio VNX Exchange, sediada em Luxemburgo, e a Universidade do Luxemburgo, visa melhorar a segurança dos ativos digitais, informou o Luxembourg Times em 23 de novembro.
A VNX é uma plataforma de mercado e de negociação para capital de risco baseado em tokens, fundada em 2017. A VNX é membro da incubadora de tecnologia financeira Luxembourg House of Financial Technology (LHoFT), Infrachain e APSI (Associação de Profissionais da Informação).
Dentro da colaboração, a Universidade de Luxemburgo supostamente ajudará a VNX a desenvolver níveis mais altos de segurança de rede para ativos digitais. Os pesquisadores do Centro Interdisciplinar de Segurança, Confiabilidade e Confiança (SnT) da Universidade terão projetado novos frameworks de TI para melhorar a segurança da casa de câmbio, bem como a custódia de ativos cripto.
O Dr. Radu State, especialista em segurança de redes da SnT, disse que vários problemas devem ser abordados para sistemas heterogêneos que emitem tokens em um blockchain. O estado informou que a segurança na “camada de software” deve garantir que os contratos que controlam transações individuais não contenham vulnerabilidades.
Alexander Tkachenko, fundador e CEO da VNX, afirmou que o desenvolvimento da casa de câmbio exigirá clareza regulamentar, proteção do investidor e compatibilidade com os padrões atuais do mercado, acrescentando:
“Ao criar um mercado seguro e regulatório para a troca transparente de tokens representando ativos digitais, pretendíamos introduzir mecanismos modernos de segurança que pudessem proteger totalmente nossa plataforma e impactar o mercado global de segurança cibernética”.
Tkachenko também disse acreditar que “a tecnologia blockchain é o próximo grande passo na evolução do setor financeiro”.
Em outubro, a casa de câmbio cripto registrada em Luxemburgo Bitstamp – a primeira casa de câmbio cripto totalmente legal da Europa – foi adquirida pela empresa de investimentos NXMH, que por sua vez é controlada pelo conglomerado de mídia sul-coreano NXC Corp.
O CEO da bolsa observou que, embora os volumes negociados tenham caído de 60% a 70% este ano, a plataforma permaneceu lucrativa devido ao fato de que os preços das criptomoedas são mais altos, em média, do que eram na maior parte de 2017.
Em junho, um estudo conduzido pela empresa de pesquisa Ipsos em nome do ING Bank BV revelouque a taxa mais baixa (4%) de pessoas que possuem criptomoeda é no Luxemburgo. Os entrevistados da Espanha, França e Luxemburgo preferiram confiar em consultores financeiros ou bancários.