Exchange entra com pedido para listar ETF de Bitcoin da VanEck na bolsa dos EUA

Um ETF de Bitcoin nos Estados Unidos pode enfim estar a caminho após novo pedido junto à SEC.

A exchange de derivativos Cboe Global Markets entrou na última segunda-feira (1) com um pedido para listar o primeiro Exchange-Traded Fund (ETF) de Bitcoin na bolsa dos Estados Unidos.

A proposta, apresentada junta à Securities and Exchange Comission (SEC), órgão dos Estados Unidos equivalente à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), quer levar o fundo de BTC da VanEck para a bolsa americana.

O pedido representa mais uma tentativa de obter aprovação da SEC para um ETF de Bitcoin. Em 2020, a própria VanEck tentou conseguir a liberação dos reguladores americanos para permitir a venda de ações do fundo na bolsa. No entanto, essa tentativa, assim como todas as outras, recebeu resposta negativa da SEC.

Dessa vez, entretanto, o pedido tem a seu favor a recente aprovação dos primeiros ETFs de Bitcoin do mundo, ambos no Canadá. Um deles, da gestora Purpose Investments, fez sucesso logo nos primeiros dias e conseguiu vender ações equivalentes a mais de 10.000 bitcoins em pouco mais de uma semana.

Além disso, a nova tentativa busca aproveitar o bom momento do Bitcoin entre investidores institucionais. Além da Microstrategy, que voltou a comprar BTC, tudo indica que o apetite de fundos familiares e outros investidores continuam comprando a criptomoeda.

Um ETF de Bitcoin nos EUA, dessa maneira, poderia ter alta demanda desde o lançamento caso seja aprovado. Ao mesmo tempo, portanto, o ETF poderia acelerar a adoção da criptomoeda em um momento de virada. Para analistas do Citi, o Bitcoin está em um ponto crucial em que pode ou falhar ou se tornar a prncipal moeda global.

Espera por possível aprovação de ETF de Bitcoin pode ser longa

Apesar do pedido junto à SEC, o prazo de resposta dos reguladores ainda não começou. Isso porque o período de análise começa apenas quando os reguladores sinalizarem que estão começando a analisar o caso. A partir daí, a SEC tem 45 dias para negar ou aprovar o pedido, ou solicitar uma prorrogação.

Dessa maneira, o prazo mínimo para uma eventual aprovação do primeiro ETF dos EUA seria em meados de abril. No entanto, a SEC tem direito de requerer sucessivas prorrogações que poderiam chegar a até 240 dias. Nesse sentido, a resposta sobre o ETF da VanEck na bolsa poderia vir apenas em novembro.

O artigo Exchange entra com pedido para listar ETF de Bitcoin da VanEck na bolsa dos EUA foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.

Você pode gostar...