Exchange de criptomoedas luta para reembolsar clientes após ataque hacker

A plataforma europeia de negociação de criptomoedas anunciou que foi hackeada. Ela teria sofrido prejuízo de US$ 1,4 milhões roubados dos fundos da empresa.

A plataforma espanhola de transações em criptomoedas 2gether anunciou que a empresa está enfrentando “situações extremamente difíceis”, lutando para reembolsar os fundos roubados.

Desde o ataque, em 31 de julho, a empresa vem fazendo um grande esforço para preservar a integridade das contas em euros, das carteiras BTC e ETH e das contas 2GT.

O total de criptomoedas roubadas no ataque corresponde a 26,79% das posições nas contas de usuários, segundo a empresa. O prejuízo específico nas contas de BTC representou 47,35%, e o impacto no ETH foi de 11,04%. Demais criptomoedas não foram afetadas.

Para encontrar os fundos necessários para cobrir todas as posições, a empresa conversou com um grupo de investimentos. “Infelizmente, não conseguimos chegar a um acordo”, dizia o comunicado.

Tentamos compartilhar com vocês as atualizações mais recentes com total transparência, mas ainda assim evitamos dar falsas expectativas, já que não tínhamos fundos suficientes para cobrir essas posições.”

O CEO da empresa, Ramon Ferraz Estrada, disse em vários de seus tweets que a empresa tem trabalhado continuamente para restabelecer a confiança na empresa.

Possíveis ofertas

A 2gether ofereceu aos clientes um volume em 2GT com preço de emissão equivalente a 5 centavos. A ideia é, dessa maneira, tentar compensar o roubo de criptomoedas.

No entanto, em anúncio recente, a empresa afirmou que os clientes não aceitaram a oferta. Isso ocorreu devido ao potencial efeito prejudicial na ICO que a empresa havia planejado para o próximo ano.

A companhia apresentou como alternativa a devolução do valor roubado em ações da empresa. Elas teriam as mesmas condições já discutidas com investidores. Se uma dessas ofertas não for escolhida, os clientes terão que esperar “até a recuperação de todos os fundos roubados”, afirmou o comunicado.

A 2gether também vai realizar uma sessão de perguntas e respostas para esclarecer questionamentos de clientes. 

Para tranquilizar os usuários, o CEO garantiu que o aplicativo 2gether retornará o mais rápido possível com “todas as medidas de segurança disponíveis”. Também disse que a empresa está trabalhando com uma equipe externa de especialistas para encontrar soluções.

“Desde sexta-feira passada, e enquanto procurávamos uma solução para os fundos, a equipe técnica vem trabalhando para restabelecer o serviço do aplicativo com todas as garantias de que não haverá pontos fracos, para que você possa acessar seus fundos e operar livremente”, reiterou o comunicado.

A empresa informou também que iniciaria a fase de testes no ambiente de produção hoje. Caso os resultados fossem positivos, a reativação do aplicativo poderia ocorrer nesta quarta-feira.

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