Ex-executivos da Citadel levantam US$ 50 milhões para plataforma de trade de alta frequência de criptomoedas
Os apoiadores da Portofino acreditam que o acesso ao trade de alta frequência, ou HFT, pode trazer mais fundos de hedge e investidores institucionais para as criptomoedas.
A startup de criptomoedas Portofino Technologies lançou oficialmente sua plataforma de trade de alta frequência para ativos digitais, garantindo grande financiamento de empresas de capital de risco no processo.
Ao lançar sua plataforma, a Portofino divulgou que levantou US$ 50 milhões em financiamento de capital da Valar Ventures, Global Founders Capital e Coatue. Embora a Portofino não tenha divulgado como o financiamento será usado, a empresa tem atuado na frente de contratação, tendo recrutado mais de 35 funcionários em 5 locais globais.
A Portofino foi fundada em 2021 pelos ex-funcionários da Citadel Securities Alex Casimo e Leonard Lancia. A empresa está construindo tecnologia de trade de alta frequência focada em criptomoedas, que é usada principalmente por fundos de hedge. Embora a empresa só agora esteja saindo do modo furtivo, ela afirma ter negociado bilhões de dólares em exchanges de criptomoedas centralizadas e descentralizadas.
Trade de alta frequência, ou HFT, refere-se a plataformas de negociação automatizadas que são normalmente usadas por grandes instituições financeiras para executar grandes lotes de ordens em velocidades extremamente altas. Essas plataformas contam com algoritmos complexos para analisar tendências de mercado e oportunidades de negociação que podem ser executadas em segundos.
Os fundos de hedge estão experimentando um pouco de mel.
Um relatório recente da PwC revela que um terço dos 89 fundos tradicionais pesquisados estão investindo em ativos digitais. https://t.co/Tm4uNEZo5V
— Cointelegraph (@Cointelegraph) 9 de junho de 2022
Na frente cripto, as estratégias HFT agora podem ser executadas em exchanges descentralizadas, ou DEXs. Ao contrário das exchanges centralizadas, as DEXs oferecem velocidades de negociação muito mais rápidas e novas oportunidades de arbitragem. A tecnologia HFT da Portofino busca aproveitar esses recursos aumentando o acesso à liquidez.
Os fundos de hedge e outros investidores institucionais demonstraram grande interesse em criptomoedas, mas a adoção geral tem sido lenta devido a vários fatores, incluindo regulamentos e falta de infraestrutura. Como o chefe da gestora de investimentos em criptomoedas Apollo Capital disse ao Cointelegraph:
“Ninguém quer ser o primeiro em algo assim. Porque se você for o primeiro e as coisas derem errado, há um risco de carreira. Isso mudará em algum momento para o oposto.”
VEJA MAIS: