Evolua ou morra: como os contratos inteligentes estão mudando o equilíbrio de poder do setor de criptomoedas
Os recursos de contrato inteligente estão tornando os projetos de criptomoedas megalíticos da velha escola obsoletos, à medida que as blockchains evoluem mais do que ser apenas um meio de troca.
Um dos temas familiares vistos em ciclos de mercado de criptomoedas anteriores são as mudanças nos marketcaps, a popularidade e a classificação dos 10 principais projetos que apresentam ganhos significativos durante as fases de alta, apenas para desaparecer durante os mercados em baixa. Para muitos desses projetos, eles seguem um ciclo reconhecível de expansão à queda e nunca retornam à glória anterior.
Durante o mercado de alta de 2017-2018 e o boom da oferta inicial de moedas (ICO), que foi impulsionado por projetos baseados na rede Ethereum, todos os tipos de pequenos projetos orientados a contratos inteligentes aumentaram milhares de percentuais para picos inesperados.
Durante este tempo, projetos como Bitcoin Cash (BCH), Litecoin (LTC), Monero (XMR) e ZCash (ZEC) também entraram e saíram do ranking dos 10 primeiros, mas até hoje, os investidores ainda discutem sobre qual projeto realmente apresenta um caso de uso “útil”.
Embora todos esses tokens ainda sejam projetos em nível de unicórnio com avaliações de bilhões de dólares, esses megalitos de grande porte caíram muito de sua glória anterior e agora lutam para permanecer relevantes no ecossistema atual.
Vamos dar uma olhada em alguns dos projetos atuais que ameaçam tirar esses tokens de dinossauros de seu poleiro.
Stablecoins indexados ao dólar tomam o palco como moedas mais “transacionáveis”
O caso de uso original do Bitcoin (BTC) estipulou que simplificaria o processo de realização de transações, mas o tempo de transação “lento” da rede e o custo associado ao envio de fundos o torna uma reserva de valor melhor do que um meio de troca quando as outras redes de blockchain são considerados opções.
Terra (LUNA), um protocolo focado na criação de uma estrutura de pagamento global através do uso de stablecoins fiat-indexados, surgiu como uma possível solução para os problemas enfrentados ao tentar usar os melhores projetos de prova de trabalho (PoW) como moedas de pagamento.
O principal token usado para transacionar valor no Terra, além de LUNA, é o TerraUSD (UST), um stablecoin algorítmico indexado ao dólar dos EUA que forma a base do ecossistema financeiro descentralizado (DeFi) do Terra. A capitalização de mercado da UST tem aumentado constantemente ao longo de 2021 à medida que a atividade e o número de usuários no ecossistema aumentam.
A recente adição de Ether (ETH) como uma opção colateral para cunhar UST no protocolo Anchor deu aos detentores de token uma maneira de acessar o valor em seu Ether sem ter que vender e criar um evento tributável.
Isso abre a possibilidade de outros tokens, como o BTC, serem utilizados como garantia para cunhar UST, que pode ser usado nas compras diárias.
Do jeito que está, a APR de empréstimo para UST na Anchor é de 25,85%, enquanto a APR de distribuição é de 40,67%, o que significa que os usuários que pedem UST contra seu LUNA ou Ether realmente ganham um rendimento enquanto tomam emprestado contra seus tokens.
De moedas de privacidade a protocolos de privacidade
A privacidade também é uma característica fundamental do setor de criptomoedas e projetos focados em privacidade, como XMR e ZEC, oferecem tecnologias de ofuscação que oferecem suporte a transações secretas ou que, por um tempo, foram consideradas como transações não rastreáveis.
Infelizmente, as preocupações regulatórias tornaram mais difícil para os usuários acessarem esses tokens, já que muitas exchanges os retiraram por medo de atrair a ira dos reguladores e a demanda geral entre os usuários de criptomoedas diminuiu junto com sua disponibilidade.
Sua falta de recursos de contrato inteligente também limitou o que esses protocolos são capazes e, até agora, os usuários não parecem estar muito entusiasmados com a utilização de Wrapped Monero (WXMR) para uso em DeFi, já que o token perde seus recursos de privacidade no processo.
Essas limitações levaram ao desenvolvimento de protocolos com foco na privacidade, como a Secret Network, que permite aos usuários criarem e usarem aplicativos descentralizados (DApps) em um ambiente que preserva a privacidade.
Os recursos de privacidade não são comuns entre as plataformas com capacidade de contrato inteligente no ecossistema de criptomoedas, o que torna o Secret algo como um caso experimental no cenário da Web 3.0 em constante evolução.
Secret também faz parte do ecossistema Cosmos, o que significa que pode utilizar o protocolo de comunicação Inter-blockchain (IBC) para interagir perfeitamente com outros protocolos no ecossistema.
O SCRT nativo da rede pode ser usado como meio de transferência de valor na plataforma, bem como para interagir com protocolos que operam na rede, incluindo aplicativos Secret DeFi e a oferta de NFT da rede, Secret Heroes.
Novas soluções empresariais não são melhores, mas vêm sem polêmicas
Uma das maneiras pelas quais os projetos de criptomoeda procuraram se diferenciar do rótulo de “meio de troca” era oferecer soluções corporativas como uma forma de ajudar as corporações a navegarem na transição para uma infraestrutura baseada em blockchain.
XRP e Stellar (XLM) são dois dos protocolos veteranos que se encaixam nesse projeto, mas a controvérsia contínua e o desenvolvimento lento resultaram nesses pioneiros agora tentando alcançar as redes mais novas que também não têm a controvérsia legal que se seguiu ao Ripple por anos.
Hedera Hashgraph surgiu como um concorrente neste cenário e os dados mostram que a rede é capaz de processar mais de 10.000 transações por segundo (TPS), com uma taxa média de transação de $ 0,0001 e um tempo para finalização de 3-5 segundos.
Essas estatísticas são comparáveis ao XRP e ao XLM, o que indicou que seus ledgers chegam a um consenso sobre todas as transações pendentes a cada 3-5 segundos, com um custo médio de transação de 0,00001 XRP / XLM.
Hedera também é capaz de contratos inteligentes, o que significa que os usuários podem criar tokens fungíveis e não-fungíveis, e os desenvolvedores podem construir aplicativos descentralizados para acompanhar os serviços de armazenamento de arquivos descentralizados da rede.
Para cada setor (stablecoins, privacidade e soluções corporativas), a principal diferença entre os projetos da velha escola e da próxima geração tem sido a introdução de recursos de contrato inteligente e planos para desenvolver dentro da side-chain (cadeia lateral) e setores DeFi onde existem os principais protocolos. Isso dá aos projetos mais novos utilidade adicional, permitindo-lhes atender à demanda de investidores e desenvolvedores, aumentando assim seus valores simbólicos e capitalização de mercado como resultado.
Com os contratos inteligentes, a capacidade de interagir com o cenário crescente de DeFi vem embutida, enquanto os tokens legados como LTC, XMR e BCH exigem serviços wrapping especiais que inserem intermediários e, portanto, inserem taxas adicionais, rigor e risco no processo.
Protocolos mais recentes também adotaram o modelo de consenso de prova de participação mais ecologicamente correto que se alinha com a mudança global mais ampla em direção à consciência ambiental e à sustentabilidade. Uma vantagem é que os detentores também podem apostar seus tokens diretamente na rede para obter um rendimento.
Resta saber se a marcha lenta do tempo acabará por levar a uma migração de capital de projetos de grande capitalização mais antigos para os protocolos de geração mais recentes ou se esses blue-chips legados encontrarão uma maneira de evoluir e sobreviver no futuro.
Quer mais informações sobre como negociar e investir em mercados de criptomoedas?
- Por que Ethereum precisa de melhor compatibilidade, explicado
- Cardano lança contratos inteligentes após hard fork bem-sucedido
- Iniciativa Project Dawn e próxima atualização de mainnet de volta ao novo ATH da LUNA
- Altcoin Roundup: protocolos de camada um eliminam o domínio de Ethereum
- Hedera Hashgraph recupera 150% em uma semana conforme seu ecossistema se expande
As visões e opiniões expressas aqui são exclusivamente do autor e não refletem necessariamente as visões de Cointelegraph.com. Cada movimento de investimento e negociação envolve risco, você deve conduzir sua própria pesquisa ao tomar uma decisão.