EVGA abandona mercado de placas de vídeo após atualização do Ethereum
Na última sexta-feira (16), a EVGA anunciou sua saída do mercado de placas de vídeo. O comunicado aconteceu um dia após o Ethereum abandonar seu modelo de mineração com GPUs, tal coincidência chamou a atenção da comunidade.
A empresa não comentou sobre o tema e apenas citou outros motivos que a levaram a abandonar os equipamentos que até então eram responsáveis por 80% de seu faturamento. Dentre alguns estão o péssimo relacionamento com a NVIDIA, bem como a concorrência com a própria devido às placas Founders Edition, como relatado pelo Adrenaline.
No total, a parceria entre EVGA e NVIDIA durou 23 anos. Mesmo assim, a NVIDIA foi curta em seus comentários a respeito da separação. Quanto a EVGA, ainda é um mistério se a mesma se unirá à AMD ou à Intel, ou se abandonará o mercado por completo.
EVGA abandona mercado de placas de vídeo
Mesmo que as placas de vídeo fossem responsáveis por 80% de seu faturamento, estima-se que a margem de lucro destas vendas era pequena quando comparada a outros produtos da EVGA, como fontes e placas-mãe. Enquanto isso, a própria NVIDIA teria uma maior margem na venda de suas próprias GPUs, criando uma concorrência quase desleal.
O que mais chama atenção é que o anúncio da saída da EVGA do mercado de placas de vídeo acontece um dia após o Ethereum migrar para Proof-of-Stake e matar a indústria bilionária de mineração. Portanto, é possível que este tenha sido um dos motivos que a levaram a esta decisão.
Além disso, a EVGA não fabricará os novos modelos de GeForce, as RTX da série 40. O lançamento destas placas da NVIDIA está programado ainda para este mês, colocando ainda mais peso na decisão da EVGA.
De qualquer forma, representantes da empresa afirmaram que a EVGA continuará fornecendo suporte aos produtos já existentes no mercado.
Atualização do Ethereum pesou na decisão?
Embora a própria NVIDIA tenha sido multada, em maio deste ano, por não divulgar dados de vendas relacionados à mineração de criptomoedas, é difícil saber quanto este setor contribuía para as vendas de seus produtos.
Antes disso, a mesma também lançou as placas de vídeo LHR (Low Hash Rate), reduzindo o desempenho na mineração de criptomoedas para satisfazer outra parcela de seus clientes, os jogadores.
Por outro lado, a EVGA não parece ter concordado com tais ações. Segundo a CoinDesk, a EVGA teria liberado drivers que ignoravam a limitação do LHR, um claro sinal de discordância. Contudo, estes foram substituídos por novos drivers da própria NVIDIA nos meses seguintes.
De qualquer forma, o assunto não foi comentado por nenhuma das duas empresas envolvidas. Mesmo assim, é possível que a saída da EVGA tenha ligação com o abandono da mineração por placas de vídeo pelo Ethereum.
Quanto a nova geração das placas de vídeo da NVIDIA, não há notícias se as mesmas continuarão com o padrão LHR. De qualquer forma, isso não parece ter tanta relevância visto que a demanda criada por mineradores parece ter acabado junto à era do Proof-of-Work do Ethereum.
Fonte: Livecoins