Europol revela treinamento gamificado para rastreio de moedas para forças-tarefa da lei em Conferência Cripto

A Europol realiza sua sexta conferência de criptomoedas com mais de 300 especialistas em cripto de forças-tarefa da lei e do setor privado.

A Europol – a agência de aplicação da lei da União Europeia – está realizando sua sexta conferência de criptomoedas, com mais de 300 especialistas em cripto da polícia e do setor privado supostamente presentes. A notícia foi revelada em um comunicado à imprensa da Europol publicado em 14 de junho.

A conferência – organizada pelo Centro Europeu da Cibercriminalidade (EC3) da Europol e organizada de 12 a 14 de Junho na sede da Europol em Haia, nos Países Baixos – é alegadamente o maior evento cripto da agência de aplicação da lei na Europa.

De acordo com o comunicado de imprensa, a conferência concentrou-se em oportunidades para fortalecer a cooperação entre as agências de aplicação da lei e o setor privado em uma tentativa de prevenir e detectar melhor o crime relacionado à criptomoedas e a ajudar na recuperação dos ativos.

Especialistas presentes compartilharam suas experiências e técnicas de investigação para combater o phishing, roubos de fundos e extorsão de negação de serviço.

Além disso, a Europol revelou o estado atual de desenvolvimento de seu rastreio gamificado de criptomoedas – codesenvolvido com o CENTRIC (Centro de Excelência em Terrorismo, Resiliência, Inteligência e Pesquisa sobre Crime Organizado).

O rastreador gamificado, que tem previsão de lançamento para outubro na Conferência de Cibercrime da Europol-INTERPOL, pretende ser a primeira oportunidade de treinamento gamificado de policiais de forças-tarefa, para que estes adquiram orientação prática para o rastreamento de criptomoedas em um contexto de investigação criminal.

Também foi relatado que a conferência cobriu a retirada do ar em maio de 2019 do grande misturador de cripto Bestmixer.io, efetuada por meio de um esforço conjunto das autoridades holandesas, luxemburguesas e membros da Europol.

Participantes do setor privado supostamente incluíram uma ampla gama de empresas de criptomoeda – dentre elas, provedores de carteira, exchanges e processadores de pagamento. Alguns dos principais nomes listados no press release são Binance, BitPay, Bitfinex, Bitstamp, Coinbase, Ledger, OKCoin, Shapeshift, LocalBitcoins e Tether.

Além de seu foco no crime relacionaod à criptomoeda, a conferência ostensivamente se envolveu com aplicações legítimas da tecnologia blockchain – incluindo cripto, investimentos e pagamentos.

Como observa o comunicado de imprensa, a última conferência de cripto da Europol emitiu aos participantes certificados validados por blockchain para demonstrar a utilidade da tecnologia.

Conforme relatado recentemente – pouco tempo depois do fechamento do Bestimixer.io pela Europol – o serviço de mistura de cripto Bitcoin Blender encerrou suas atividades voluntariamente. Após a notícia, o cofundador da Ethereum (ETH), Vitalik Buterin aventou a possibilidade de criar um misturador de Ether baseado em contrato inteligente on-chain.

 

 

 

 

Você pode gostar...