O maior porto da Europa faz parceria com subsidiária de TI da Samsung para testar Blockchain para envio
O Porto de Roterdã faz parceria com o maior banco holandês e a subsidiária de TI da Samsung para ver como o blockchain pode melhorar a logística de transporte da Ásia para a Holanda.
O maior porto da Europa, o porto de Roterdã, fez uma parceria com o grande banco holandês ABN AMRO e a subsidiária de TI da Samsung para testar o blockchain for shipping, reportou um comunicado da Samsung na segunda-feira, 22 de outubro.
De acordo com a Samsung SDS – divisão de TI e tecnologia criada pela gigante de tecnologia coreana Samsung -, o teste se concentrará no envio de contêineres de uma fábrica anônima na Ásia para o porto de Roterdã.
O primeiro teste será concluído pelas três partes acima mencionadas, com planos para posteriormente abrir a rede para outras empresas. De acordo com o anúncio oficial do porto de Roterdã, o experimento deve começar em janeiro de 2019, enquanto os resultados serão anunciados em fevereiro.
Como o anúncio afirma ainda, a infraestrutura por trás do projeto foi desenvolvida pela BlockLab – uma empresa holandesa estabelecida pela Port of Rotterdam Authority. Ele também envolverá outras duas plataformas descentralizadas – o Nexledger da Samsung, criado em 2017, e o Corda, uma plataforma blockchain de código aberto lançada pela empresa de software empresarial R3.
De acordo com o CFO da Autoridade Portuária de Roterdã, Paul Smits, a logística no transporte da China para Roterdã, com a infraestrutura atual, envolve pelo menos 28 participantes.
Os membros do blockchain trial esperam que a tecnologia ajude a reduzir o tempo gasto em embarques e simplificar as transações financeiras. “O transporte, o monitoramento e o financiamento de frete e serviços devem ser tão fáceis quanto encomendar um livro on-line”, disse Smits no comunicado de imprensa do Porto.
Sanghun Lee, presidente da Samsung SDS EU/CIS, salienta que o julgamento é o primeiro da história em que diferentes plataformas blockchain funcionam em conjunto:
“O que é particularmente especial sobre o projeto é que, pela primeira vez na breve história desta tecnologia, podemos ter diferentes blockchains operando juntos. Isso acontece por meio de um “notário” abrangente que conecta blockchains totalmente separados na Coreia e na Holanda.”
As soluções Blockchain foram amplamente testadas e implementadas para melhorar a logística de remessa internacional. No início deste mês, a cidade espanhola de Valência, que possui um dos portos mais movimentados do país, anunciou que criará um projeto de “porto inteligente” que poderá ser aplicado em outros portos importantes.
Em setembro, a operadora portuária líder do Reino Unido, Associated British Ports (ABP), anunciou que participaria de remessas piloto usando soluções descentralizadas, enquanto em junho a Dinamarca revelou seus planos de implementar blockchain para registros de navios locais como parte de uma parceria blockchain pan-UE.