Coronavírus: EUA consideram criar “dólar digital” para estimular economia
Para tentar conter os estragos que o coronavírus está causando no mercado mundial, vários países estão propondo ações para tentar blindar suas economias.
O mundo está de olho principalmente nos passos que os EUA estão tomando. Isso acontece, sobretudo, pelo fato de que esta é uma das nações mais ricas do planeta.
E entre as várias medidas que o governo norte-americano tem tomado para minimizar os impactos da doença nas finanças, é abrir espaço para a possibilidade de usar dólar digital.
Trata-se de uma proposta apresentada pelo Comitê Democrático da Câmara dos EUA. Além de digitalizar a moeda, a ideia também inclui criar uma carteira virtual para armazenar os dólares.
A lógica é a mesma utilizada pelas criptomoedas e seu armazenamento de dados por meio da tecnologia blockchain. Assim, caso o plano seja colocado em prática, isso pode sinalizar um interesse crescente dos norte-americanos com a estratégia de digitalizar ativos.
A democrata Nancy Pelosi foi a responsável por apresentar a proposta. De acordo com ela, a expectativa é de que o “dólar digital” seja uma alternativa diante da crise enfrentada pelo país.
Ela destaca que tanto a Lei de Responsabilidade pelos Trabalhadores e Famílias quanto a Lei de Proteção e Assistência Financeira para Consumidores, Estados, Negócios e Populações Vulneráveis dos EUA estariam asseguradas com essa medida.
Como funcionaria a estratégia dos democratas
Se a ideia fosse aprovada, o dólar digital funcionaria por meio do lançamento de contábeis digitais. O dinheiro seria registrado como passivos nas contas do fundo de reserva do país.
O ativo também estaria disponível em qualquer unidade eletrônica de valor por uma instituição financeira elegível.
A solução possibilitaria a realização de transações financeiras por carteiras digitais, vinculadas a contas virtuais nominais, tanto de pessoas quanto de entidades.
Esta medida beneficiaria todos os cidadãos elegíveis a ela. Caso aprovado, o dólar digital exigirá que todos os bancos que o distribuam tenham uma carteira digital.
Assim, essa medida se aplicaria tanto a entidades associadas ao Federal Reserve (FED), quanto bancos menores, como os estaduais.
Além disso, o serviço postal dos EUA ajudaria as pessoas não elegíveis a contar com este recurso, por meio de uma conta digital em dólar e caixas eletrônicos específicos.
Analistas acreditam que o dólar digital melhoraria a resiliência econômica do país no futuro. Porém, é importante que o governo não deixe de implantar fundos críticos de emergência durante a atual crise.
Saiba mais em Coronavírus: EUA consideram criar “dólar digital” para estimular economia