Governo dos EUA proíbe empresas chinesas de computação quântica
A Casa Branca colocou na lista negra oito empresas chinesas de computação quântica, citando riscos para segurança nacional dos Estados Unidos.
O governo dos EUA anunciou que está colocando na lista negra oito empresas chinesas de computação quântica, devido às preocupações de que a tecnologia que possuem representa uma ameaça à segurança nacional.
As companhias de tecnologias foram adicionadas à Lista de Entidades do Departamento de Comércio dos EUA, que é uma ferramenta de segurança nacional usada pelo Bureau of Industry and Security (BIS).
De acordo com o Departamento de Comércio dos EUA, 27 novas entidades foram adicionadas à lista por vários motivos, enquanto as oito empresas chinesas foram adicionadas especificamente para riscos relacionados à tecnologia de computação quântica.
“Oito entidades de tecnologia sediadas na República Popular da China (RPC) estão sendo adicionadas à lista como parte dos esforços do Departamento de Comércio para impedir que tecnologias emergentes dos EUA sejam usadas para os esforços de computação quântica da China que oferece suporte a aplicativos militares, como contra -aplicativos de segurança, contra-submarinos e a capacidade de quebrar a criptografia ou desenvolver criptografia inquebrável”.
Os computadores quânticos foram identificados como uma ameaça potencial à tecnologia da criptomoeda devido à sua capacidade teórica de quebrar a criptografia que protege os ativos digitais. O especialista em computação quântica Andrew Fursman disse ao Daily Hodl em maio, que acredita fortemente que os computadores quânticos são uma ameaça para o Bitcoin (BTC).
“Quer os computadores quânticos sejam lançados amanhã, em cinco ou em dez anos, eles são capazes de ser criptograficamente úteis. Esses dispositivos serão capazes de fazer algo que você talvez não queira se for alguém que guarda um segredo. Portanto, vale a pena examinar quais são as diferentes maneiras pelas quais os blockchains dependem da criptografia e quais delas são especificamente relevantes para as coisas que os computadores quânticos do futuro podem fazer”.
Computação quântica
Um computador quântico é um dispositivo que executa cálculo com propriedades da mecânica quântica como sobreposição e interferência.
Segundo o engenheiro eletricista Paulo Justi Pisani: “ O computador quântico pode rodar algoritmos mais rápidos podendo comprometer o Blockchain nas tentativas de quebras da criptografia”.
O computador quântico mais desenvolvido atualmente, o D-Wave Two que trabalha com 512 qubits de informação. O principal ganho dessas máquinas é a possibilidade de resolver algoritmos num tempo mais eficiente, alguns problemas que na computação clássica levariam tempo impraticável como por exemplo, a fatoração em primos de números naturais.
A redução do tempo de resolução deste problema possibilitaria a quebra da maioria dos sistemas de criptografia usados atualmente. Contudo, o computador quântico ofereceria um novo esquema mais seguro.
Para a secretária de comércio dos Estados Unidos, Gina M. Raimondo, “O comércio e o comércio globais devem apoiar a paz, a prosperidade e empregos bem remunerados, não os riscos à segurança nacional. Essas ações ajudarão a prevenir o desvio de tecnologias dos EUA para o avanço militar da China e da Rússia. O Departamento de Comércio está empenhado em usar efetivamente os controles de exportação para proteger nossa segurança nacional.
Como os computadores quânticos podem quebrar o Bitcoin?
Os algoritmos de Grover e Shor são dois principais algoritmos quânticos que ameaçam o estado da criptografia. Esses algoritmos podem minerar muito mais rápido que todos os outros, e, portanto, um adversário pode inserir seus próprios blocos e minar todo o blockchain.
Além disso, os computadores quânticos podem utilizar engenharia reversa para derivar a chave privada de uma chave pública. Com isso a reivindicação de inviolabilidade e inatacabilidade do Bitcoin vai deixar de existir e o computador quântico vai ter acesso a qualquer carteira de bitcoin que desejar.
Para decifrar o código do Bitcoin seria necessário um computador quântico com pelo menos 4.000 qubits. Porém os computadores quânticos mais poderosos que existem são bem menos poderosos.
O artigo Governo dos EUA proíbe empresas chinesas de computação quântica foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.