Rede de testes Ropsten da Ethereum completa ‘fusão’ com sucesso em mais um avanço rumo ao The Merge

Conforme o planejado, um marco importante para a transição do mecanismo de consenso da rede Ethereum de Prova-de-Trabalho para Prova-de-Participação foi concluído com sucesso nesta quarta-feira, 8.

Mais antiga e principal rede de testes da rede Ethereum (ETH), a Ropsten (testnet) realizou com sucesso a fusão de sua cadeia de execução baseada em algoritmos de Prova-de-Trabalho (PoW) com a Beacon Chain – cadeia que opera sob o mecanismo de consenso de Prova-de-Participação (PoS) – nesta terça-feira, 8. O evento ocorreu na data programada pelos desenvolvedores que trabalham no The Merge (“a fusão”, em tradução livre), a principal atualização da história da Ethereum.

A Ropsten ativou a prova-de-participação!

(@lightclients)

A Ropsten (testnet) é tida como a mais similar à rede principal da Ethereum (Mainnet), pois ambas foram construídas sob estruturas semelhantes. Na prática, tratou-se de uma simulação do que ocorrerá quando a fusão entre a rede principal e a Beacon Chain finalmente acontecer e a Ethereum se tornar uma rede baseada em Prova de Participação. Por isso, o sucesso da fusão da Ropsten era considerado fundamental para o avanço do processo em direção à “Consensus Layer” (ou “camada de consenso”, que até pouco tempo atrás era chamado de Ethereum 2.0).

O analista Orlando Telles, head de Research da Mercurius Crypto, saudou o sucesso da fusão da Ropsten como um indicativo que o The Merge está cada vez mais próximo.

Atualmente, a Ethereum é uma rede dependente de mineradores para validação de novos blocos e emissão de novos Ether, em um processo que demanda um alto consumo energético. Uma vez que a rede principal da Ethereum complete a transição para o mecanismo de Prova de Participação, os validadores que mantiverem no mínimo 32 ETH em staking estarão aptos para criar e validar novos blocos, adicionando-os à blockchain e recebendo recompensas por isso.

No período que antecede o The Merge, a Beacon Chain está sendo executada em paralelo à rede principal baseada em Prova de Trabalho. Uma vez que a nova rede baseada em Prova-de-Participação seja adequadamente testada e protegida, as duas cadeias se fundirão e o Ethereum abandonará definitivamente o algoritmo de Prova de Trabalho.

Após o sucesso da fusão da Ropsten, outras duas redes de teste da Ethereum (Goerli e Seoplia) passarão por um processo semelhante dentro das próximas semanas. Após a conclusão da fusão das três redes de teste sem percalços, a data do The Merge será anunciada pelos desenvolvedores responsáveis. Estima-se que a transição possa ser concluída até o final do agosto.

A expectativa dos usuários da Ethereum é que o novo modelo de consenso seja capaz de diminuir os altos custos das taxas de transação e de minimizar os problemas de escalabilidade que são evidentes especialmente durante eventos que provocam um grande aumento no tráfego da rede.

Ethereum em baixa

Apesar do sucesso da fusão da rede de testes Ropsten com a Beacon Chain, o Ethereum vem operando em queda de 2,9% nas últimas 24 horas e no final da tarde desta quarta-feira está cotado a US$ 1.796, de acordo com dados do CoinGecko.

Gráfico de 1 hora ETH/USDT (Binance). Fonte: Trading View

De acordo com uma análise recente do Cointelegraph, o atual preço do Ethereum ainda não incorporou a potencial alta a ser desencadeada pelo The Merge

As leituras extremas de sobrevenda no gráfico semanal do Ether, o aumento das saídas e a redução das entradas nas exchange podem dar aos investidores uma boa razão para ficarem otimistas no curto prazo. Um possível rali de alívio provavelmente será rápido e abrupto, mas limitado a US$ 2.600, afirmou Jon Morgan em análise publicada em 3 de junho.

LEIA MAIS

Você pode gostar...