‘Ethereum vai capturar todo o valor das criptomoedas’ afirma Rune Christensen
Christensen afirmou que a DeFi fará com que o Ethereum atraia grande parte do valor das criptomoedas.
O fundador do projeto MakerDAO, Rune Christensen, comentou sobre o aumento de tokens da rede Ethereum e afirmou que a rede irá capturar todo o valor das criptomoedas.
Esta semana, milhões de dólares em Wrapped Bitcoin (WBTC) – a principal representação do BTC na blockchain Ethereum – foram depositados no protocolo descentralizado MakerDAO como colateral para gerar US$ 4 milhões em Dai.
Para Rune Christensen, essa transação é extremamente otimista para a proposta de valor de longo prazo da rede Ethereum:
“4 milhões de Dai foram cunhados com o WBTC em uma única transação. Isso realmente mostra a demanda latente por ativos não-ETH, e é o começo de uma tendência mais ampla da DeFi atuando como um vácuo econômico que eventualmente atrairá quase todo o valor da blockchain Ethereum.”
Christensen acredita que o movimento DeFi pode fazer com que boa parte do valor guardado em criptomoedas migre para o Ethereum.
A DeFi é um dos principais casos de uso da rede Ethereum e possibilita a criação de produtos financeiros tradicionais como contas de poupança e empréstimos de forma decentralizada.
O fundador da MakerDAO não está sozinho, Andrew Keys – sócio-gerente da Digital Asset Risk Management Advisors – afirmou em uma postagem no blog da ConsenSys que a Ethereum tem uma oportunidade de mercado estimada em mais de US $ 80 trilhões:
“Seremos capazes de representar digitalmente e moedas fiduciárias, ouro, licenças de software, patrimônio, dívida, derivativos, pontos de fidelidade, classificações de reputação e muito mais do que ainda não podemos conceber.”
Apesar do optimismo, a rede Ethereum ainda possui alguns problemas de escalabilidade para vencer.
Segundo dados recentes, o custo para enviar o Ethereum quadruplicou efetivamente desde o final de abril. Isso equivale a cerca de US$ 0,20 para enviar o ETH de endereço para endereço.
Embora as taxas ainda não sejam muito altas, os dados mostram que mesmo nos níveis de transação anteriores à alta, o Ethereum está enfrentando possíveis problemas de escalabilidade.
O Ethereum pretende resolver seu problema de escalabilidade com o lançamento de sua versão 2.0. O projeto pretende mudar seu sistema de consenso e promete realizar um número de transações por segundo bem maior que a atual.
A tesnet do Ethereum 2.0 tem previsão de lançamento para o terceiro trimestre deste ano.