Banco suíço UBS lança fundo tokenizado de mercado monetário na Ethereum

O fundo faz parte de um guarda-chuva mais amplo do VCC que traz vários ativos do mundo real para a blockchain.

O principal banco suíço UBS lançou um piloto ao vivo de uma versão tokenizada de seu fundo de empresa de capital variável (VCC) como parte do Projeto Guardian, uma iniciativa liderada pelo banco central de Singapura.

Em um comunicado de imprensa, a UBS Asset Management anunciou que o fundo faz parte de um guarda-chuva VCC mais amplo projetado para trazer diferentes tipos de ativos do mundo real para a blockchain. De acordo com Thomas Kaegi, chefe da UBS Asset Management para Singapura e Sudeste Asiático, o projeto é um marco na compreensão da tokenização de fundos. Kaegi disse:

“Através desta iniciativa exploratória, trabalharemos com instituições financeiras tradicionais e provedores de fintech para ajudar a entender como melhorar a liquidez e o acesso ao mercado para os clientes.”

A UBS Asset Management lançou o piloto controlado do fundo de mercado monetário tokenizado por meio do serviço de tokenização interno da empresa chamado UBS Tokenize. Usando um contrato inteligente na Ethereum, a empresa realizou várias atividades, incluindo resgates e subscrições de fundos.

O piloto também faz parte da estratégia global de tecnologia de registro distribuído da empresa, que se concentra no uso de blockchains privados e públicos para aprimorar a distribuição e emissão de fundos.

O novo desenvolvimento concretiza previsões anteriores sobre a tokenização de ativos do mundo real. Em um painel de discussão na World Token Summit 2023, o conselheiro do governo dos Emirados Árabes Unidos, Ellis Wang, disse ao Cointelegraph que a tokenização de ativos do mundo real oferece várias vantagens, como transparência e segurança, que estão incorporadas nas blockchains. Segundo o executivo, a tokenização de ativos do mundo real pode se popularizar, pois apresenta oportunidades significativas para muitas indústrias.

No início deste ano, protocolos focados em ativos do mundo real se tornaram um tópico quente, superando outros sub-setores das finanças descentralizadas. Em 9 de junho, os ganhos dos tokens da plataforma de tokenização de ativos do mundo real Centrifuge haviam aumentado 32% no ano.

Colecione este artigo como NFT para preservar este momento da história e mostrar seu apoio ao jornalismo independente no espaço cripto.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...