Uso de energia de transação Ethereum é igual a 4 km em um Tesla Modelo 3: Relatório
Uma transação da Ethereum usa energia suficiente para abastecer uma casa o dia todo, mas quanto usa o sistema financeiro fiduciário?
De acordo com a investigação original do Cointelegraph Research sobre as blockchains mais eficientes em termos de energia para tokens não-fungíveis (NFT), a rede Ethereum está usando atualmente mais energia do que a Costa Rica durante um ano inteiro. Para colocar isso em perspectiva, uma única transação na Ethereum usa cerca de 30 quilowatt-hora, o que equivale a fornecer energia a uma casa nos Estados Unidos por um dia inteiro. 100 transações Ethereum equivalem a dirigir aproximadamente 390 quilômetros em um Tesla Modelo 3. No entanto, a próxima mudança da Ethereum para Eth2 mudará tudo isso para melhor.
Em contraste, uma transação na Tezos leva 0,0016 kWh ou menos do que a energia necessária para carregar um Apple Tablet por 10 minutos. 100 transações da Tezos equivalem a dirigir 10 km em um Tesla Modelo 3. O uso de energia de toda a rede da Tezos é aproximadamente equivalente a duas residências nos EUA durante todo o ano. Uma questão, porém, é como as blockchains concorrentes, como Tezos, Polkadot e Solana, terão desempenho no mercado assim que a Ethereum fizer a transição para a Eth2.
O consumo de energia da Blockchain tem sido objeto de intenso debate. Embora os NFTs estejam presentes em várias blockchains, o novo relatório de pesquisa comparou apenas o consumo de energia em duas cadeias. O consumo de energia está diretamente relacionado ao mecanismo de consenso de uma blockchain, onde Ethereum representa a prova de trabalho (PoW) e Tezos é usado como um exemplo de prova de participação (PoS).
Baixe o relatório completo aqui, com gráficos e infográficos.
Os resultados mostram que a blockchain Ethereum é significativamente mais intensiva em energia do que uma cadeia de PoS alternativa como a Tezos. Em 2021, as transações na Tezos foram mais de 35.000 vezes mais eficientes em termos de energia do que as da Ethereum.
Ao abordar a questão do consumo de energia, é necessário, em primeiro lugar, distinguir os custos de transação e os custos de manutenção da rede. Naturalmente, um sistema PoW como a Ethereum consumirá mais energia do que uma blockchain PoS como a Tezos.
O debate PoW x PoS
Uma rede de blockchain PoW depende de um grande número de mineradores individuais contribuindo para o poder de hash da rede a fim de protegê-la. Assim, o consumo de energia da Ethereum, por exemplo, não está diretamente relacionado ao número de transações. Cada transação contribui apenas marginalmente para o total de energia consumida.
No entanto, ao comparar o consumo de energia entre blockchains, ele precisa ser dimensionado por uma métrica que capture a extensão do uso de uma rede. Portanto, o consumo total de energia é dividido pelo número de transações que uma rede realiza em um dia. Para Ethereum, o consumo total de energia é um produto da taxa média de hash diária e uma estimativa da eficiência do hardware. Finalmente, os resultados são anualizados para comparabilidade.
Para a Tezos, uma estratégia ligeiramente diferente foi seguida, já que o consumo de energia em uma rede PoS não depende da taxa de hash. O cálculo se resume ao consumo total de energia para cada dia e multiplica-o pelo número de delegados ativos – isto é, o número de ‘padeiros’ (bakers) ativos pelo consumo diário de energia de um ‘padeiro’ (baker).
Os resultados apóiam as descobertas anteriores sobre o consumo de energia amplamente diferente de blockchains PoW vs. PoS. Pode-se estimar que, em agosto de 2021, a criação de um NFT na Tezos foi aproximadamente equivalente a usar um secador de cabelo por dois segundos, enquanto a criação de um NFT na Ethereum equivaleu a usá-lo por mais de 20 horas.
Tudo sobre eficiência
Por enquanto, a blockchain Ethereum não é tão eficiente em termos de energia quanto as alternativas de PoS, deixando de lado potenciais preocupações de segurança ao comparar as blockchains PoW e PoS. Assim, cunhar um NFT na Ethereum parece ser menos ecologicamente correto em comparação com alternativas menos intensivas em energia. No entanto, a mudança da Ethereum em direção a um algoritmo PoS provavelmente levará a uma diminuição substancial no uso de energia, o que mudará a situação para melhor.
Este artigo tem fins meramente informativos e não representa um conselho de investimento, nem uma análise de investimento, nem um convite à compra ou venda de instrumentos financeiros. Especificamente, o documento não substitui o investimento individual ou outro conselho.
VEJA MAIS: