Protocolo de ‘re-staking’ EigenLayer é lançado em rede de testes da Ethereum
O coletivo de re-staking visa ampliar os incentivos econômicos dos validadores da Ethereum.
Um novo protocolo que permite que os validadores e participantes da Ethereum façam “re-staking” de seus ativos em outras redes emergentes acaba de lançar sua rede de testes.
O lançamento da rede principal do protocolo EigenLayer não deve acontecer antes do terceiro trimestre, no entanto, e os testes serão divididos em três etapas para integrar diversos participantes ao ecossistema. O primeiro estágio prevê a implementação do protocolo na rede de teste Goerli da Ethereum.
O projeto tem apoio de fundos de investimento de peso e anunciou a obtenção de US$ 50 milhões em uma rodada de financiamento da Série A no final de março, liderada pela empresa de capital de risco cripto Blockchain Capital, juntamente com Coinbase Ventures, Polychain Capital, Electric Capital e Finality Capital Partner.
A EigenLayer pretende se tornar um mercado descentralizado para operadores e validadores de nós da Ethereum, que poderão ganhar taxas a partir da prestação de serviços adicionais. O protocolo permite que eles utilizem os derivativos de ETH que receberam ao fazer staking de Ether em plataformas como Lido (stETH) e RocketPool (rETH). Os ativos podem ser reutilizados para validar e proteger outras redes, como sidechains ou blockchains não compatíveis com a EVM (Ethereum Virtual Machine).
De acordo com o white paper do projeto, a EigenLayer também tem planos para permitir o re-staking do ETH que poderá ser sacado da Beacon Chain após a atualização Shapella.
“Os validadores da Ethereum podem definir suas credenciais de retirada da Beacon Chain diretamente para os contratos inteligentes do EigenLayer e optar por novos módulos criados no EigenLayer.”
O protocolo pretende endereçar questões relativas aos incentivos econômicos dos validadores da Ethereum. O fundador da EigenLayer, Sreeram Kannan, disse que facilitar a movimentação e o re-staking de ETH em outras redes incentivaria validadores e participantes ao manterem-se ativos oferecendo rendimentos adicionais e permitiria que redes menores crescessem com segurança.
We are excited to announce the release of the testnet for the first stage of the EigenLayer protocol, which supports liquid and native restaking.
Please read the full details here: https://t.co/1eoriZOcwo
1/8 pic.twitter.com/xLs3CC2EOK
— EigenLayer (@eigenlayer) April 6, 2023
Temos o prazer de anunciar o lançamento na rede de testes para o primeiro estágio do protocolo EigenLayer, que oferece suporte a restaking líquido e nativo.
Por favor, leia os detalhes completos aqui
1/8
— EigenLayer (@eigenlayer)
No final de março, o cofundador da Ethereum, Joseph Lubin, disse que “[a] equipe do Eigen Labs está na vanguarda com um dos trabalhos mais empolgantes que estão acontecendo no ecossistema da Ethereum.”
“O Eigenlayer é um novo paradigma para promover a inovação centrada no protocolo por meio de um mercado de confiança programático e descentralizado”, acrescentou. Elogio de peso, mas vale a pena notar que o fundo Ethereal Ventures de Lubin investiu na EigenLayer.
Atualmente, existem 17,9 milhões de ETH bloqueados em staking na Beacon Chain, de acordo com o rastreador Ultrasound.Money. A preços atuais, isso equivale a cerca de US$ 33,6 bilhões, o que é mais do que toda a capitalização de mercado do USDC. Representa quase 15% de todo o suprimento atualmente em circulação do Ether.
LEIA MAIS