Análise técnica do preço da Ethereum sugerem ganhos de 35% em relação ao Bitcoin em 2023

O domínio do mercado da Ethereum dobrou desde o início de seu contrato de staking em dezembro de 2020, enquanto o ETH visa níveis de preço não vistos em cinco anos em relação ao Bitcoin.

O token nativo da Ethereum, Ether (ETH), pode crescer 35% em relação ao Bitcoin (BTC) este ano para atingir 0,1 BTC pela primeira vez desde 2018, formando um padrão clássico de continuação de alta.

O preço da Ethereum deve primeiro romper a resistência chave

Apelidado de triângulo ascendente, o padrão se forma quando o preço flutua dentro de um intervalo definido pelo suporte de linha de tendência crescente e pela resistência de linha de tendência horizontal. Normalmente resolve depois que o preço rompe na direção de sua tendência anterior.

Em um gráfico semanal, o par ETH/BTC vem pintando um padrão ascendente desde maio de 2021. O token da Ethereum observa um rompimento acima da resistência da linha de tendência horizontal do padrão perto de 0,0776 BTC. Romper esse nível poderia ver a alta do preço até a altura máxima do triângulo.

Em outras palavras, o par ETH/BTC pode atingir o próximo grande nível de resistência em 0,1 BTC em 2023, ou 35% dos níveis de preços atuais.

Gráfico semanal de ETH/BTC. Fonte: TradingView

No entanto, é importante mencionar que ETH/BTC tentou romper acima da linha de tendência de resistência do triângulo oito vezes desde maio de 2021. As tentativas incluíram dois grandes rompimentos em novembro de 2021 e setembro de 2022, que viram o par subindo 14% e 9%, respectivamente.

Ambos os ralis fracassaram dentro da área de 0,082 a 0,085 BTC, seguidos por correções extremas de preços que levaram o ETH/BTC de volta para dentro da faixa do triângulo. Dado esse obstáculo de vários anos, o par pode enfrentar forte resistência dentro da faixa de 0,082 a 0,085 BTC, mesmo que rompa acima do triângulo.

Tal movimento arriscaria a queda do ETH em direção ao suporte do triângulo, que coincide com sua média móvel exponencial de 50 semanas (EMA de 50 semanas), representada pela linha vermelha no gráfico acima, perto de 0,070 BTC, quase 6% abaixo do atual níveis de preços.

Narrativa de “deflação” do ETH

A configuração otimista do Ether em relação ao Bitcoin aparece com dominância do ETH dobrando em relação a outros criptoativos nos últimos anos.

Notavelmente, a capitalização de mercado do ETH aumentou para quase 20,5% de toda a avaliação do mercado cripto em janeiro de 2023, de cerca de 10% em dezembro de 2020, quando a rede Ethereum iniciou sua transição de proof-of-work (PoW) para proof-of- stake (PoS) com o lançamento de um contrato inteligente de staking dedicado.

Gráfico do desempenho semanal da dominância do ETH. Fonte: TradingView

Tornar-se uma blockchain PoS trouxe duas mudanças importantes para a economia da Ethereum. Primeiro, os usuários bloqueiam temporariamente uma parte de suas participações em Ether no contrato inteligente PoS da Ethereum para obter rendimento. E segundo, a rede Ethereum começou a queimar algumas taxas de transação.

Ambas as mudanças tiveram um impacto deflacionário na oferta geral. Como resultado, a rede Ethereum agora produz regularmente menos tokens Ether do que os retirados de circulação, o que teoricamente torna o ETH um ativo “deflacionário”.

Mudança no fornecimento de ETH desde a atualização da Ethereum para PoS em setembro de 2022. Fonte: UltraSound.Money

O preço do ETH/BTC cresceu quase 250% desde dezembro de 2020, apesar de ainda ter caído cerca de 50% em relação às máximas históricas de 2017.

Este artigo não contém conselhos ou recomendações de investimento. Todo movimento de investimento e negociação envolve riscos, e os leitores devem conduzir suas próprias pesquisas ao tomar uma decisão.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...