Ethereum despenca 13%, mais do que o Bitcoin depois que o Fed assusta os mercados de criptomoedas
O Ether perdeu cerca de 13,50% contra o declínio de 9% do Bitcoin nas últimas 24 horas.
O token nativo de Ethereum, Ether (ETH), caiu drasticamente horas depois que o Federal Reserve dos Estados Unidos divulgou as atas de sua reunião de dezembro, mostrando que vislumbra um cronograma mais rápido para o aumento das taxas de juros em 2022.
A ata mostrou que o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) é a favor do aumento das taxas de curto prazo “mais cedo ou em um ritmo mais rápido do que os participantes haviam antecipado”. De acordo com o CME Group, as negociações no mercado futuro de juros mostraram uma possibilidade de dois terços do primeiro aumento em março.
O Ether caiu depois que as atas foram lançadas, caindo mais de 13,50%, para tão baixo quanto US$ 3.300. Sua queda refletiu movimentos negativos semelhantes em todo o mercado de criptomoedas, com Bitcoin (BTC) caindo um pouco mais de 9% para quase US$ 42.100.
Incontestavelmente, ETH/USD retornou mais perdas para seus investidores do que BTC/USD após o anúncio do Fed.
Parece que os traders decidiram liberar tokens sentados sobre melhores lucros de longo prazo do que o Bitcoin. Por exemplo, o retorno do Ether nos últimos 12 meses – mesmo após a queda liderada pelo Fed – ficou em torno de 175%. Por outro lado, os lucros do Bitcoin foram de quase 15,75% no mesmo período.
Da mesma forma, o principal rival do Ether, Solana (SOL), também registrou mais perdas do que o Bitcoin, caindo mais de 13,75% após as notícias do Fed. No entanto, seus lucros em 12 meses chegaram a ser mais de 7.500%, sinalizando mais correções extremas se a tendência do mercado cripto permanecer inclinada para os ursos.
ETH/BTC atinge o nível chave de recuperação
O Ether também despencou contra o Bitcoin, de acordo com o desempenho de um instrumento amplamente negociado em ETH/BTC nas últimas 24 horas.
O par caiu um pouco mais de 5% para atingir 0,077 BTC. Ao fazer isso, ele também atingiu um nível de suporte crítico próximo a 0,078 BTC, que recentemente foi fundamental para manter o Ether otimista contra o Bitcoin, limitando o viés de baixa do primeiro.
Enquanto isso, o suporte 0,078-BTC também parecia ser a linha de tendência inferior do triângulo descendente de Ether. Os triângulos descendentes são padrões de continuação que normalmente enviam o preço na direção de sua tendência anterior após um período de consolidação.
Isso aumenta o potencial do Ether de permanecer mais forte do que o Bitcoin no longo prazo, contanto que ele ultrapasse a linha de tendência superior do triângulo com volumes convincentemente mais altos.
Muito cedo para temer o Fed
Durante meses, os funcionários do Fed se prenderam à opinião de que a inflação mais alta nos EUA se inspirou em gargalos na cadeia de abastecimento, com o presidente Jerome Powell afirmando que isso se resolveria por si mesmo. Mas, na última reunião, ele mostrou menos convicção em relação à chamada narrativa “a inflação é transitória”.
Isso ocorre principalmente porque o índice de preços ao consumidor dos EUA atingiu uma máxima de quase 40 anos em novembro de 2021, atingindo 6,8% ano a ano. Enquanto isso, os preços básicos ao consumidor, que excluem as categorias de energia e alimentos, aumentaram para 4,7% em relação ao ano anterior; ficou acima da meta de inflação preferida do Fed de 2%.
“Há um risco real agora, acredito, de que a inflação possa ser mais persistente e … o risco de uma inflação mais alta se enraizar aumentou”, disse Powell em 15 de dezembro, após concluir a reunião do FOMC.
Madison Faller, estrategista global do JPMorgan Private Bank, disse ao Bloomberg que os investidores não devem temer o Fed, observando que seus três cortes de juros planejados em 2022 farão pouco para conter os preços ao consumidor. Ela disse:
“O crescimento e a inflação irão desacelerar ao longo de 2022, mas, ainda assim, permanecerão acima dos níveis históricos de tendência. Acreditamos que isso exigirá um risco muito menor de uma correção de mercado de material induzida pelo Fed. ”
Como o Cointelegraph também cobriu, os temores de uma inflação persistentemente mais alta, que, por sua vez, tende a desvalorizar o caixa, levaram os investidores convencionais a estacionar seu dinheiro no setor de criptomoedas.
Por exemplo, Thomas Peterffy, o bilionário fundador da corretora Interactive Brokers Group Inc., admitiu que detém de 2% a 3% de seus ativos líquidos em criptomoedas para o caso de a moeda fiduciária “ir para o inferno”. Da mesma forma, o fundador da Bridgewater Associates, Ray Dalio, revelou no ano passado que seu portfólio de investimentos contém Bitcoin.
A perspectiva contra a inflação prometia oferecer alguma trégua ao Ether, que tende a seguir os movimentos de preços do Bitcoin.
Enquanto isso, Sean Farrell e Will McEvoy, estrategistas da Fundstrat Global, observaram que os investidores devem aumentar seus investimentos em todo o setor de contratos inteligentes para obter o máximo da próxima recuperação do mercado.
“Dado o cenário macro atual, a alavancagem no mercado de Bitcoin e a robustez recente vista no mercado de altcoins, achamos que é apropriado ter excesso de peso em Ethereum e outras plataformas de contrato inteligente”, disseram eles em uma nota, acrescentando:
“Provavelmente não apostaríamos a curto prazo no Bitcoin, mas achamos que há uma oportunidade de ir comprado, volatilidade por meio de estratégias de derivativos”.
As visões e opiniões expressas aqui são exclusivamente do autor e não refletem necessariamente as visões de Cointelegraph.com. Cada movimento de investimento e negociação envolve risco, você deve conduzir sua própria pesquisa ao tomar uma decisão.
VEJA MAIS: