Ethereum completa fork com sucesso e prepara rede Sepolia para testar a grande fusão

A bomba de dificuldade foi adiada com sucesso de acordo com o desenvolvedor principal Tim Beiko e o desenvolvedor do ecossistema Ethereum Nethermind.

O hard fork Gray Glacier, que é destinado a atrasar a bomba de dificuldade, foi lançado no Ethereum na quinta-feira sem problemas, de acordo com os principais desenvolvedores da rede, incluindo Tim Beiko, da Ethereum Foundation.

A rede de testes Sepolia também deve passar pelo teste de fusão nos próximos dias e é a penúltima rede de testes a passar pelo teste antes da grande fusão, conhecida como The Merge.

De acordo com a Etherscan, o hard fork Gray Glacier foi iniciado no bloco número 15050000 por volta das 6h54 EST de quinta-feira. O hard fork agora atrasará a bomba de dificuldade em cerca de 700.000 blocos ou 100 dias, dando aos desenvolvedores até meados de outubro para concluir a tão esperada The Merge.

O gerente da comunidade da Ethereum Foundation, Tim Beiko, prontamente notou no Twitter na quinta-feira que, 20 quarteirões após o hard fork, todas as notas monitoradas permaneceram sincronizadas, afirmando:

“20 blocos após o fork e parece bom: todos os nós monitorados, exceto @OpenEthereumOrg, que não suporta a bifurcação, estão em sincronia. Nenhum bloqueio na antiga cadeia até agora!”

O desenvolvedor do ecossistema Ethereum Nethermind no Twitter também confirmou o sucesso do hard fork, acrescentando que a bomba de dificuldade foi adiada com sucesso.

A bomba de dificuldade é um mecanismo implementado para desincentivar gradualmente os mineradores de Ether (ETH) da mineração de prova de trabalho (PoW) no Ethereum antes da eventual fusão da rede com a Beacon Chain baseada em prova de participação (PoS).

Isso é feito aumentando o nível de dificuldade dos quebra-cabeças no algoritmo de mineração PoW, resultando em tempos de bloco mais longos e menos recompensas de mineração ETH. O mecanismo também tornaria o The Merge significativamente mais complicado para os desenvolvedores concluirem devido à desaceleração gradual da criação de blocos.

Era necessário adiar a bomba de dificuldade, pois isso retardaria tanto a criação de novos blocos que seria quase impossível introduzir novas atualizações de rede.

A bomba de dificuldade foi adiada em várias ocasiões devido a vários atrasos na fusão nos últimos anos. O atraso anterior do Arrow Glacier ocorreu em dezembro de 2021 e empurrou a bomba de volta até meados de 2022.

A fusão foi adiada com tanta frequência que até os memes sobre o atraso são antigos.

Rede de testes Sepolia

Beiko também compartilhou um post no Twitter da Ethereum Foundation na quinta-feira anunciando que a rede de testes Sepolia fará um ensaio geral da fusão nos próximos dias, marcando a segunda de três redes de testes públicas a fazê-lo:

“Depois de anos de trabalho para trazer a prova de participação para o Ethereum, agora estamos no estágio final de testes: implantações de testnet!”

“Com a Ropsten já em transição para o proof-of-stake e os shadow forks continuando regularmente, a Sepolia está agora pronta para a fusão. Depois de Sepolia, apenas Goerli/Prater precisará ser mesclado antes de passar para a rede principal”, acrescentou o post.

Sepolia, the second of three public testnets, is merging If you run a node on the network, now is the time to upgrade to an EL/CL combo

Hashrate has been volatile, so we may hit TTD over the weekend https://t.co/OfPTWzRqRN

No site da Ethereum Foundation, ele estima vagamente que a fusão oficial ocorrerá durante o terceiro e quarto trimestre deste ano, e a última postagem também acrescenta que “a data para a transição de prova de participação da rede principal Ethereum não foi definida. Qualquer fonte que afirme o contrário provavelmente será uma farsa. As atualizações serão postadas neste blog.”

Você pode gostar...