Comunidade Ethereum volta a debater aumento do limite de tamanho do bloco

A rede Ethereum ficou muito congestionada desde o final de abril, levando alguns a aceitar um aumento do limite de gás ou do tamanho do bloco.

O congestionamento contínuo na rede Ethereum (ETH) levou alguns desenvolvedores e membros da comunidade a exigir o aumento do limite de gás, que define o rendimento da transação.

Dados da Etherscan mostram que o preço médio do gás subiu mais de três vezes desde o início de maio, com uma média de cerca de 30 Gwei nos últimos dias.

 Ethereum Average Gas Price Chart

Fonte: Etherscan.io

Segundo o EthGasStation, isso resulta em uma média de uma taxa de US $ 0,16 para enviar uma transação ETH simples, que utiliza o mínimo de gás possível. Transferências de token ERC-20 e chamadas a contratos inteligentes podem custar muitas vezes mais.

O aumento das taxas já está tendo um impacto significativo na atividade em cadeia para DApps de jogos. As estatísticas do DappRadar mostram que a atividade de jogos da Ethereum despencou em maio, enquanto outras cadeias fizeram pequenos ganhos.

Daily activity in top 5 Ethereum and non-Ethereum games

Fonte: DappRadar

Pedidos por aumento do limite de gás

As taxas aumentaram principalmente devido à maior atividade na cadeia – especialmente devido à transição contínua do Tether para a rede ERC-20. Enquanto o provedor de stablecoin está agindo para corrigir a situação através de cadeias laterais, pode levar algum tempo até que as soluções da camada dois se estabeleçam.

Enquanto isso, alguns fabricantes da Ethereum, como a exchange 1inch, começaram a exigir que o limite de gás fosse aumentado por um fator de pelo menos 2,5, acima do atual teto de 10 milhões de gases. Isso, em teoria, aumentaria a capacidade da rede e reduziria as taxas.

O limite de gás no Ethereum define o número máximo de cálculos que podem ser inseridos em um bloco e é muito semelhante ao conceito de tamanho de bloco no Bitcoin (BTC).

Gás é uma representação abstrata dos recursos computacionais gastos por cada operação. O custo do gás de cada cálculo é definido manualmente pelos desenvolvedores da Ethereum – embora geralmente estejam próximos do custo real da computação.

Problemas do aumento do limite de gás

O co-fundador da Ethereum, Vitalik Buterin, respondeu diretamente à 1inch, sugerindo que eles pressionem por um aumento mais conservador para 12 a 15 milhões de gás – embora ele tenha revelado que “muitos desenvolvedores de clientes estão preocupados com riscos, mesmo nesses níveis”.

Anton Bukov, CTO da 1inch, explicou ao Cointelegraph que as preocupações decorrem de uma possível sobrecarga dos nós que executam a rede:

“Operações que custam pouco gás, mas exigem muitos recursos, podem ser usadas para atacar nós. […] Se o processamento da transação começar a levar de 10 a 15 segundos, os nós ficarão completamente estagnados ”

Assim, os aumentos no limite de gás correm o risco de nós mais fracos serem expulsos da rede, pois não podem mais processar transações. “É por isso que o limite é aumentado de maneira tão conservadora e, mesmo assim, geralmente é feito após atingir alguns resultados de otimização nas implementações do cliente”, acrescentou.

O último aumento do limite de gás ocorreu em setembro de 2019, passando de 8 para 10 milhões.

Soluções alternativas

Buterin propôs alterar os preços da gasolina em alguns tipos de cálculo, como custo base de transação e operações de armazenamento, para aumentar efetivamente a capacidade em cerca de 20%. No entanto, isso exigiria um hard fork da rede, que ele reconheceu ser mais complexo do que os mineiros que concordam com um novo limite.

Outros propuseram esperar soluções mais definitivas, como o Ethereum 1.x ou o Ethereum 2.0, que se concentra em melhorar a escalabilidade. Ambos ainda estão em desenvolvimento pesado, e a rede pode perder terreno se esperar por eles.

Pesquisa publicada pela Buterin em 2018 afirma que o Ethereum possui uma elasticidade de demanda bastante alta, mostrando que em situações de alto congestionamento, o uso da rede diminuiu.

Limite deve aumentar?

A crença de Bukov é que chegou a hora de outro aumento:

“Acho que em 8 meses houve um número suficiente de lançamentos de clientes com as otimizações necessárias, e uma rede de 12 milhões [limite de gás] está certamente pronta, e seria ótimo testar os 15 milhões completos”

No entanto, a decisão precisará ser acordada pela comunidade Ethereum mais ampla de desenvolvedores de clientes, mineradores e desenvolvedores de DApp.

LEIA MAIS

Você pode gostar...