Talvez o enigma sobre Satoshi Nakamoto nunca seja resolvido, diz cofundador do Ethereum
O cofundador do Ethereum sugere a aplicação de técnicas estilométricas para encontrar Satoshi, mas há uma ressalva.
Charles Hoskinson sugere a aplicação de técnicas estilométricas para encontrar Satoshi Nakamoto, mas há uma ressalva.
Estilometria
Em uma entrevista em 5 de abril, o cofundador do Ethereum (ETH) e fundador do Cardano (ADA), Charles Hoskinson, sugeriu que a maneira mais eficaz de encontrar a pessoa ou equipe por trás do Bitcoin (BTC) é aplicar técnicas estilométricas.
A estilometria é a aplicação do estudo do estilo linguístico, geralmente na linguagem escrita. Essa técnica havia sido aplicada anteriormente à escrita de Satoshi Nakamoto sem resultados conclusivos.
Use o código
Hoskinson sugeriu que, em vez de usar a escrita de Nakamoto, use seu código. Hoskinson explicou ao Cointelegraph porque essa poderia ser uma técnica mais eficaz:
“Sim, dramaticamente mais eficiente. A estilometria do código é muito mais precisa. Aqui está um artigo sobre o tópico https://usenix.org/node/190845. Geralmente é feito para rastrear autores de malware e geralmente é muito eficaz”.
Perfil de Satoshi
Na mesma entrevista, Hoskinson traçou um possível perfil de Satoshi:
“Eles estão agora na casa dos cinquenta ou sessenta anos, foram educados na década de 1980 ou no início dos anos 90 e foram criados em uma escola muito particular de ciência da computação. O script do Bitcoin, por si só, dá muitas indicações de onde essa pessoa foi treinada, porque foi baseada em uma linguagem chamada Forth, que é uma linguagem muito incomum, mas foi usada principalmente na pedagogia da ciência da computação, especialmente na Inglaterra e no leste dos Estados Unidos durante esse período.”
Hoskinson concluiu dizendo que nunca aplicou técnicas estilométricas ao código de Satoshi e que:
“Isso nunca me interessou, porque, francamente, essa pessoa deixou o ecossistema e não quer se cansar e o Bitcoin opera bem desde 2012. Faz oito anos e não tivemos nenhum problema. Então, por que precisamos trazer o fundador de volta?”
Talvez o enigma sobre Satoshi Nakamoto nunca seja resolvido.